Topo

São Paulo

Goleada não encanta, e São Paulo de Diniz ainda tenta salvar temporada

Fernando Diniz, treinador do São Paulo, aponta necessidade de mudanças para salvar a temporada - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Fernando Diniz, treinador do São Paulo, aponta necessidade de mudanças para salvar a temporada Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

21/10/2020 04h00

Vitória por 5 a 1 no placar, bonitos gols e três pontos conquistados. Nada de festa, no entanto. O clima após o jogo que marcou a despedida do São Paulo da Libertadores 2020 foi de pés no chão e pouco encantamento com o triunfo elástico. A eliminação precoce ainda está viva na memória de todos. E é justamente isso que faz o técnico Fernando Diniz reforçar a necessidade de evoluir a equipe para salvar a temporada, que ainda tem três competições em disputa: Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana.

O treinador definiu problemas que precisam ser solucionados até fevereiro de 2021, quando se encerra a atual temporada. A irregularidade e o desequilíbrio do time são os pontos que mais incomodam Diniz.

O Tricolor paulista sofre para manter uma campanha linear em 2020. A inconstância citada pela comissão técnica ocorre nas atuações e também nos resultados. O comandante relembrou as três partidas que antecederam a goleada da noite passada — o triunfo sobre o Palmeiras e os empates com Fortaleza e Grêmio — para exemplificar a oscilação do time.

"Futebol é muito cíclico, essa vitória é importante para a gente dar um passo prático, ir à Sul-Americana. A gente tem que ter uma regularidade. A gente fez um jogo excelente contra o Palmeiras, quebrou um tabu importante, contra o Fortaleza oscilou um pouco e não foi tão bem contra o Grêmio. A gente tem que ser mais linear", explicou o treinador são-paulino.

A irregularidade em campo não é detectada por Fernando Diniz somente de um jogo para o outro. O técnico também vê oscilação em um mesmo compromisso. No duelo de ontem, por exemplo, apontou evolução após o intervalo.

"A gente, no primeiro tempo, foi um time mais lento, um pouco mais moroso. Esse tipo de oscilação faz parte daquilo que a gente tem que corrigir. A gente tem que ser mais constante", comentou.

Os números evidenciam o que foi constatado pelo treinador. No primeiro tempo da vitória por 5 a 1, o São Paulo fez dois gols e sofreu um. O número de chances claras de gol subiu consideravelmente. Foram seis oportunidades na primeira etapa e 11 depois do período de descanso. O Binacional teve duas oportunidades de marcar nos 45 minutos iniciais, balançando a rede com Jean Deza, e nem sequer chutou contra o gol de Tiago Volpi após o intervalo.

"No primeiro tempo, a gente teve falta de concentração. Em vez de aproveitarmos o nosso momento após o segundo gol, cedemos para eles", avaliou Diniz.

Depois da eliminação precoce na Libertadores, o São Paulo segue na disputa de Campeonato Brasileiro, torneio em que está na quarta posição, Copa do Brasil, nas oitavas de final, e Sul-Americana, aguardando o rival da segunda fase.

São Paulo