Topo

Corinthians

Fábio Santos no Corinthians: onde estão os outros 22 campeões mundiais?

Fábio Santos retornou ao Corinthians após cinco anos: lateral é um dos 23 campeões mundial pelo clube em 2012 - Rodrigo Coca
Fábio Santos retornou ao Corinthians após cinco anos: lateral é um dos 23 campeões mundial pelo clube em 2012 Imagem: Rodrigo Coca

Do UOL, em São Paulo

20/10/2020 04h00

O Corinthians anunciou o retorno de Fábio Santos, um dos 23 campeões mundiais pelo clube em 2012. Com o retorno do lateral esquerdo, o time alvinegro agora conta com dois atletas que participaram da vitória histórica sobre o Chelsea em Yohohama, no Japão, há oito anos.

Depois de quase uma década da conquista corintiana do outro lado do mundo, o UOL Esporte mostra a lista dos jogadores que estiveram presentes no Mundial organizado pela Fifa naquela ocasião. De volta, Fábio Santos reencontrará Cássio no elenco atual.

Dos 23 campeões, apenas o lateral e o goleiro estão no Parque São Jorge. Seis deles já se aposentaram: Alessandro, Chicão, Paulo André, Danilo, Emerson Sheik — todos titulares diante do Chelsea —, além de Anderson Polga.

Da lista de 17 ainda ativos no mundo do futebol, quatro atuam fora do país. São eles: o zagueiro Felipe (Atlético de Madri, da Espanha), o volante Paulinho (Guangzhou Evergrande, da China) e os atacantes Romarinho (Al-lttihad, da Arábia Saudita) e Martínez (Independiente, da Argentina).

Corinthians - Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images - Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images
Time titular do Corinthians que enfrentou o Chelsea em Yokohama em dezembro de 2012
Imagem: Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images

Cinco disputam a Série A do Brasileirão, sendo que três estão no Inter: o goleiro Danilo Fernandes, o meia Edenílson e o atacante Guerrero, autor do gol do título corintiano. O volante Willian Arão defende o Flamengo, enquanto o goleiro Julio Cesar está no Red Bull Bragantino.

Outros quatro estão em equipes que brigam pelo acesso à elite do Nacional. O atacante Jorge Henrique veste a camisa do Náutico. O zagueiro Wallace está no Vitória. Ralf acertou com o Avaí depois de deixar o Corinthians. Por fim, o meia Giovanni defende o Cruzeiro.

A lista dos campeões mundiais ainda traz Douglas, que estava no Brasiliense, time da Série D, e agora está sem clube. O lateral direito Guilherme Andrade, por sua vez, defendeu o Barretos na terceira divisão paulista em 2020, mas está sem clube no momento.

Os campeões mundiais pelo Corinthians em 2012

Goleiros: Cássio, 33 anos (Corinthians), Julio Cesar, 35 anos (Red Bull Bragantino) e Danilo Fernandes, 32 anos (Inter)

Zagueiros: Chicão, 39 anos (aposentado), Paulo André, 37 anos (aposentado), Wallace, 32 anos (Vitória), Anderson Polga, 41 anos (aposentado) e Felipe, 31 anos (Atlético de Madri)

Laterais direito: Alessandro, 41 anos (aposentado) e Guilherme Andrade, 31 anos (sem clube)

Lateral esquerdo: Fábio Santos, 35 anos (Corinthians)

Volantes: Ralf, 36 anos (Avaí), Paulinho, 32 anos (Guangzhou Evergrande) e Willian Arão, 28 anos (Flamengo)

Meias: Danilo, 41 anos (aposentado), Douglas, 38 anos (sem clube), Edenílson, 30 anos (Inter) e Giovanni, 26 anos (Cruzeiro)

Atacantes: Guerrero, 36 anos (Inter), Emerson Sheik, 42 anos (aposentado), Jorge Henrique, 38 anos (Náutico), Romarinho, 29 anos (Al-lttihad) e Martínez, 34 anos (Independiente)

Corinthians