Topo

Grêmio quer áudios do VAR e ata de reunião para pedir anulação de jogo

Lance entre Reinaldo e Pepê (foto), no início do jogo no Morumbi, faz parte de reclame do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Lance entre Reinaldo e Pepê (foto), no início do jogo no Morumbi, faz parte de reclame do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/10/2020 04h00

O Grêmio começa hoje uma caminhada jurídica que pretende chegar à anulação do jogo com o São Paulo, disputado sábado no Morumbi e válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o argumento de que a arbitragem de Rafael Traci foi "desastrosa" e as mudanças na escala de árbitros da partida deixam a competição em suspeição, o clube gaúcho quer detalhes da visita de dirigentes do time paulista à sede da CBF. E também vai pedir as gravações do VAR com a equipe de campo durante o confronto que terminou sem gols.

O UOL Esporte mostra passo a passo da investida gremista fora dos gramados.

OFÍCIO QUER MAIS "PROVAS"

O ofício do Grêmio a ser entregue à CBF pede acesso a todas as gravações da cabine do VAR com equipe de arbitragem de campo do jogo com o São Paulo. Também solicita detalhes do encontro de Raí, diretor executivo de futebol do clube paulista, com a comissão de arbitragem.

O documento não pedirá anulação do jogo. A ideia é fazer a solicitação em uma espécie de "segunda rodada" do assunto, ainda nesta semana. Com mais elementos que sustentem tese de que houve condicionamento da arbitragem.

ADESÃO POPULAR AO PEDIDO

A ideia gremista é divulgar o ofício nas redes sociais. O plano é usar a transparência nos pedidos para ganhar adeptos e aumentar pressão na comissão de arbitragem da CBF.

ANULAÇÃO É META MESMO

O Grêmio garante que realmente quer pedir a anulação do jogo. Não é discurso externo. O clube, aliás, tem estratégia com duas linhas de abordagem para fazer a solicitação.

Apesar de montar plano completo para pedido de anulação, o Grêmio admite que "a chance é remota", mas aposta nos áudios do VAR e ata do encontro entre São Paulo e CBF para encorpar a jornada jurídica.

TRACI NÃO SERÁ VETADO

O ofício gremista, em princípio, não propõe veto a Rafael Traci, árbitro do jogo. Apesar de entender que a arbitragem errou em "quatro lances capitais", o clube gaúcho quer contestar mais do que a atuação individual da arbitragem.

VISITA À CBF EM DEBATE

Os dirigentes do Grêmio ainda discutem se o clube vai buscar encontro presencial com a comissão nacional de arbitragem e cúpula da CBF. Nem mesmo reunião virtual está na lista de pedidos a ser entregue hoje.

O Grêmio volta a campo diante do América de Cali-COL, na quinta-feira, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Mas até lá, deve falar muito sobre a arbitragem de sábado.