Topo

Egípcio de 74 anos é jogador profissional mais velho da história do futebol

"Vovô do futebol" pretende continuar jogando para estender a marca - Reprodução/YouTube
'Vovô do futebol' pretende continuar jogando para estender a marca Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/10/2020 12h59

O veterano, Ezeldin Bahader jogou 90 minutos de duas partidas oficiais consecutivas para colocar seu nome no livro dos recordes. Ele entrou para o Guinness como jogador mais velho do mundo a atuar em um jogo de futebol profissional aos 74 anos e 347 dias, após cumprir os critérios para validar a marca.

A preparação para a partida foi longa e positiva para o recorde. O jogo de ida aconteceu em março e, devido à pandemia de coronavírus, o confronto só foi sacramentado, 7 meses depois, no sábado (17).

Apesar de ter mostrado que para ele a idade é apenas um número, Bahader não teve lá a melhor atuação na partida que o consagrou como recordista mundial. O time dele, 6 de Outubro, foi eliminado no duelo contra o Ayat Sports, após uma derrota por 3 a 2. O "vovô" poderia ter coroado o grande dia com um gol, mas desperdiçou uma cobrança de pênalti.

Mesmo assim, o septuagenário não se abalou. Aplaudido por companheiros de equipe e por rivais na saída do campo, ele comentou com a agência de notícias Reuters sobre a vontade de estender a marca: "Tenho o sonho de quebrar meu próprio recorde mais uma vez, apenas para tornar a competição um pouco mais difícil."

Bahader completa 75 anos no dia 3 de novembro. O ímpeto para renovar o recorde terá de garantir para ele um novo contrato, visto que só assinou com o 6 de Outubro para essas duas partidas necessárias para o recorde.

Antes de o egípcio concluir o jogo no sábado, o recorde de jogador profissional mais velho do mundo pertencia ao goleiro israelense Isaak Hayik, de 73 anos.