Topo

Cruzeiro

Crise na Série B faz Cruzeiro contratar psicóloga do Atlético-MG

Michelle Rios, psicóloga do esporte, trabalhou por quase nove anos no Atlético-MG - Arquivo Pessoal
Michelle Rios, psicóloga do esporte, trabalhou por quase nove anos no Atlético-MG Imagem: Arquivo Pessoal

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

18/10/2020 04h00

A diretoria do Cruzeiro contratou uma psicóloga para trabalhar com seus jogadores, afetados pela enorme pressão em decorrência da má fase do time na Série B do Campeonato Brasileiro. Entretanto, a chegada da profissional, que atuou por quase nove anos no Atlético-MG, aconteceu de forma silenciosa e sem divulgação oficial.

A novidade só não ficou completamente em sigilo por um "ato falho" de Ney Franco, ex-técnico do clube. Após a derrota da Raposa para o Sampaio Corrêa na 14ª rodada da Segunda Divisão, Ney Franco, durante a entrevista coletiva, justificou naquela ocasião mais um resultado negativo do time (perdeu por 2 a 1) e soltou a informação, sem querer, sobre a chegada da psicóloga "Michelle"

O antigo treinador da Raposa, agora substituído por Luiz Felipe Scolari, revelou apenas o primeiro nome da profissional. A profissional citada pelo treinador é Michelle Rios. Especialista em psicologia esportiva, Michelle trabalhou por quase nove anos no Atlético-MG e atua no Cruzeiro desde setembro.

A psicóloga deixou o clube alvinegro em janeiro deste ano, logo que o venezuelano Rafael Dudamel, demitido para a contratação de Jorge Sampaoli, chegou para comandar o time principal atleticano. O perfil de Michelle Rios no Linkedin já destaca o cargo atual exercido por ela no Cruzeiro: "psicóloga do esporte no Cruzeiro Esporte Clube". Função exercida, também como destaca o Linkedin, desde setembro de 2020.

Michelle, inclusive, viajou com a delegação cruzeirense para Atibaia, no interior paulista, onde os jogadores, comissão técnica e alguns dirigentes se isolaram longe da pressão vivida em Belo Horizonte.

Currículo da profissional

Rios atuou tanto nas categorias de base do clube alvinegro quanto na equipe principal. Como ela mesmo divulgou na rede social corporativa, seu campo de atuação abrangeu "saúde mental, treinamento mental e assistência social de jogadores com menos de 20 anos", e trabalhos com atendimento individualizados, psicoeducação e sessões de mindfulness (técnica de atenção plena usada na psicologia para minimizar impactos do stress e ansiedade).

O currículo divulgado pela nova psicóloga do Cruzeiro possui vasta experiência e formação em academias importantes na área em que ela atua, com formação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e na Grambling State University, nos Estados Unidos.

Experiente e com dez anos de atuação, Michelle Rios, que cursa mestrado em Psicologia, tem ainda especialização em Psicologia do Esporte e em Futebol pela Universidade de Viçosa (UFV).

Cruzeiro