Topo

Robinho fala: "Meu crime foi trair minha esposa"

Eder Traskini e Talyta Vespa

Do UOL, em São Paulo

17/10/2020 11h22

Após sete anos da noite na boate Sio Café, em Milão, e três anos depois da condenação em primeira instância na Itália por violência sexual em grupo contra uma jovem de origem albanesa, Robinho deu uma entrevista sobre o episódio. O jogador conversou com exclusividade com o UOL Esporte por cerca de 40 minutos, disse que é inocente, admitiu contato íntimo com a mulher e falou que o único erro que cometeu foi ter traído a esposa.

Mesmo se esquivando da maior parte dos questionamentos, o jogador detalhou sua relação com a mulher naquele dia de 2013: "Uma garota se aproximou de mim, a gente começou a ter contato com consentimento dela e meu também. Ficamos ali poucos minutos. A gente se tocou. Depois fui embora para casa".

Robinho concede entrevista ao UOL - Marcelo Ferraz/UOL - Marcelo Ferraz/UOL
Robinho concede entrevista ao UOL
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

O jogador não aceitou dar mais detalhes, foi instruído por seus assessores a não comentar individualmente trechos da sentença que foram vazados na sexta-feira (16) e insistiu na versão de que "não teve relação sexual, penetração, nada disso".

"Meus amigos contaram no dia seguinte"

Robinho, que suspendeu contrato com o Santos ontem, afirmou à reportagem que não estava presente no momento pelo qual é condenado por violência sexual em primeira instância. Ele afirma que ficou sabendo do que aconteceu no dia seguinte.

"Meus amigos me contaram no outro dia que, com consentimento da garota, ficaram com ela, se relacionaram sexualmente porque ela quis. E que eles saíram daquela discoteca junto com a mesma garota e foram para outra discoteca. Foi o que eles me falaram", afirmou.

Ele admite que viu seus amigos com a garota enquanto saía. Não é possível precisar se ele se referia a contatos íntimos entre seus amigos e a mulher já neste momento. "Quando eu saí, os garotos continuaram lá com consentimento dela. Eu estou me defendendo. Os garotos, se fizeram algo com ela, eu não posso falar por eles. Eu sei o que eu fiz com ela e com consentimento dela".

"Gostaria muito de falar, mas isso pode ser que me prejudique"

O UOL Esporte questionou o jogador sobre frases específicas atribuídas a ele presentes em reportagem do GE.com publicada ontem —a matéria trazia trechos da sentença da Justiça italiana que condenou o jogador em primeira instância. O atleta foi orientado pelos seus representantes, que interromperam a entrevista mais de uma vez, a não entrar no "mérito de processo".

"Olha, tem muitas coisas que estão fora de contexto e que eu gostaria de te dar uma entrevista de uma forma mais ampla e explicar exatamente o que aconteceu. Mas como isso está em segredo de justiça, eu não posso falar exatamente. Gostaria muito de falar, mas isso pode ser que me prejudique. Eu confio na Justiça italiana. Não posso te responder exatamente. Mas certeza, sem sombra de dúvidas, que muita coisa saiu fora de contexto", disse.

Eu também tenho que dar uma entrevista meio que... os advogados falam que não posso falar".

Robinho também negou ter oferecido bebida alcoólica à mulher e questionou o estado de embriaguez alegado pela vítima. "Quando ela se aproximou de mim, ela não estava embriagada, até porque ela lembra do meu nome, lembra quem sou eu. A pessoa que bebe não lembra de nada. Ela lembra. O fato dela ter saído depois para outra discoteca com os garotos, isso mostra que ela não foi abusada. A pessoa que recebe um abuso, nunca recebi e ninguém da minha família, graças a Deus, que é algo muito sério, ela jamais sairia dali para ir para outro lugar com esses mesmos garotos", relatou, lembrando que responde apenas por ele e não pelos amigos.

"Houve contato, não estou negando isso"

A reportagem questionou o jogador sobre a frase "isso não significa transar" que é atribuída a ele pelos trechos vazados do processo, ao responder a afirmação "eu te vi quando colocava o pênis na boca dela", que teria sido dita pelo músico Jairo, citado nominalmente pela reportagem.

"Muitas coisas que estão falando eu realmente não lembro, mas que houve um contato entre eu e ela, houve sim. Não estou negando isso. O que não houve foi algo forçado com ela, isso não teve", respondeu o atleta.

"Eu me arrependo de ter traído a minha esposa"

O atleta disse que seu único arrependimento em todo o caso foi a traição a sua esposa, Vivian, com quem está desde 2009 e tem três filhos. "Eu me arrependo de ter traído a minha esposa. Esse é meu arrependimento. Em relação às frases que saíram, fora de contexto e para vender jornal e revista... Obviamente que eu mudei muito de sete anos pra cá, isso aconteceu em 2013 e eu mudei para melhor. A questão é: qual foi o erro que eu cometi? Qual foi o crime que eu cometi? O erro foi não ter sido fiel a minha esposa, não cometi nenhum erro de estuprar alguém, de abusar de alguma garota ou sair com ela sem o consentimento dela", afirmou.