Topo

Palmeiras

Por que Palmeiras quer técnico espanhol que goleou Flamengo na Libertadores

Miguel Ángel Ramírez, técnico do Independiente del Valle, é a prioridade do Palmeiras - Luis Vera/Getty Images
Miguel Ángel Ramírez, técnico do Independiente del Valle, é a prioridade do Palmeiras Imagem: Luis Vera/Getty Images

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

17/10/2020 04h00

O Palmeiras já definiu a prioridade para substituir Vanderlei Luxemburgo. Trata-se de Miguel Ángel Ramírez, espanhol que comanda o Independiente del Valle, do Equador, que chegou a derrotar o Flamengo por 5 a 0 na Libertadores. Com currículo ainda curto, o treinador já foi alvo do clube alviverde no ano passado.

Diante desse interesse em dois momentos, o UOL Esporte mostra os motivos que fizeram o Palmeiras sonhar novamente com a contratação do treinador de 35 anos. Os blogueiros Danilo Lavieri e Ricardo Perrone explicam.

"Maurício Galiotte colocou na cabeça desta vez que não vai contratar ninguém por nome, mas pelo estilo de jogo. As palavras usadas por ele são dinamismo e intensidade. A transição do jogo do Del Valle chamou a atenção da equipe da análise de desempenho desde o ano passado e agora o Palmeiras tenta fazer o sonho virar realidade. Não é só pela goleada no Flamengo, até porque o Alviverde já analisa ele desde dezembro de 2019", analisa Lavieri.

"O Palmeiras já estava com ele na mira antes de trazer Luxa, mas acabou optando pelo brasileiro. O discurso agora é de que o estilo de jogo é mais importante do que o nome do treinador. E a diretoria quer um time ofensivo, intenso e dinâmico. A avaliação é de que Miguel Ángel Ramírez é o cara para fazer a equipe jogar assim. O Independiente Del Valle construiu a goleada contra o Flamengo em cima desse tripé", afirmou Perrone.

Miguel Ángel Ramírez ganhou projeção ao levar o Independiente del Valle ao título da Copa Sul-Americana na temporada passada, com direito a uma classificação contra o Corinthians na semifinal.

O espanhol deu os primeiros passos como treinador no começo de 2019. Em maio passado, ele assumiu o comando do time equatoriano depois da saída do compatriota Ismael Rescalvo. Por isso, ele tem apenas 25 partidas no currículo.

Treinador desde os 20 anos, Ramírez iniciou a carreira no futebol espanhol. Em 2018, depois de uma passagem de seis anos pelo Qatar, onde trabalhou na formação de atletas, acertou com o Del Valle para trabalhar nas categorias de base e auxiliar Rescalvo.

O Independiente del Valle está com a classificação encaminhada às oitavas de final da Libertadores. O time, que chegou a levar 4 a 0 do Flamengo no Maracanã, após fazer 5 a 0 no Equador, precisa de um empate para avançar. O duelo com o Barcelona de Guayaquil será na próxima quarta-feira (21).

Palmeiras