Topo

Figueirense tem 24 infectados e só 14 jogadores aptos para duelo da Série B

Arouca é um dos jogadores infectados com coronavírus no elenco do Figueirense - Patrick Floriani/FFC
Arouca é um dos jogadores infectados com coronavírus no elenco do Figueirense Imagem: Patrick Floriani/FFC

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

16/10/2020 13h43

Resumo da notícia

  • Figueirense tem 24 infectados com coronavírus entre jogadores e comissão técnica
  • Time catarinense terá de puxar jogadores ainda em transição para jogar amanhã
  • Figueirense encara o Brasil de Pelotas fora de casa, pela 16ª rodada da Série B
  • Presidente do clube catarinense reclama de 'tratamento desigual' por parte da CBF

Na zona de rebaixamento da Série B, o Figueirense e o técnico Elano continuam sofrendo para escalar a equipe por conta do surto de coronavírus no elenco. Hoje (16), o clube confirmou mais quatro casos de Covid-19 entre os jogadores: o zagueiro Jhonatan Silva, o volante Arouca, o meia Davi Kuhn e o atacante Gabriel Barbosa (veja o comunicado mais abaixo).

Em entrevista ao UOL Esporte, o presidente do Figueirense, Norton Flores Boppré, disse que o clube terá de puxar atletas que saíram recentemente do departamento médico e a ainda estão em transição para encarar o Brasil de Pelotas no início da noite de amanhã (17), às 18h30, no estádio Bento Freitas, pela 16ª rodada da Série B.

Segundo o mandatário alvinegro, o Figueirense hoje conta com 24 casos ativos de coronavírus entre jogadores e comissão técnica - o próprio treinador Elano está entre eles.

"São 24 profissionais entre comissão técnica e atletas. São 14 atletas e mais dez da comissão. Isso sem contar quatro ou cinco atletas que estão em recuperação no departamento médico, de lesões não vinculadas aos coronavírus", afirma o presidente.

"Vai ter que ser na raça, e o Figueirense está em uma situação bastante prejudicada, especialmente por conta dessas questões. A cada jogo são vários casos de Covid, então o treinador Elano não tem conseguido em momento algum ter um padrão de equipe, e isso atrapalha", acrescenta.

"Só temos 14 jogadores aptos"

De acordo com Norton Flores, o Figueirense tem apenas 14 jogadores aptos para a partida de amanhã (17), sendo que a CBF entende que o jogo só deve ser adiado se o time tiver apenas 13 jogadores à disposição.

"Fizemos um levantamento entre área médica e departamento de futebol para ver aqueles que estão mais perto de voltar para disputar um jogo de futebol. Estamos tirando de um estágio de transição atletas que saíram do DM para serem incorporados ao grupo. Nós temos 14 aptos a jogar, sem jogadores para todas as posições. Estamos totalmente esfacelados no padrão tático, mas vamos para o jogo. Talvez com esse empenho dos departamentos médico e físico, vamos poder ter entre 17 e 18 jogadores à disposição. Mas somente 14 aptos verdadeiramente", diz.

"Estamos fazendo esse rescaldo. Estamos puxando até um pessoal que estava em fase de transição entre o DM e a preparação física para ser reintegrado para atingir o número necessário para ir para o jogo. Normalmente esses atletas não estariam na delegação, mas estamos colocando um grupo para ter um número mínimo para a partida, haja vista que a CBF insiste numa jurisprudência a partir do jogo entre Flamengo x Palmeiras e outros jogos que havendo 13 atletas para colocar em campo, haverá jogo", acrescenta.

"CBF prioriza datas em detrimento da saúde"

Com 11 casos de Covid-19 no elenco, o Figueirense chegou a tentar adiar a partida da última quarta-feira (14), contra o Sampaio Corrêa, mas em vão. Vale ressaltar que o jogo, válido pela quarta rodada da Série B, foi inicialmente adiado por conta da infecção de nove jogadores do time maranhense.

"Ela [CBF] se baseia num regulamento de competições internacionais da Uefa, o que nós entendemos que é desigual e proporcional, uma vez que o próprio atual regulamento da competição possibilita cinco substituições. Como é que com 13 atletas você vai fazer essas substituições? São as incongruências da decisão", analisa o presidente.

A gente entende que houve um tratamento desigual que priorizou as datas dos jogos em detrimento da saúde" (Norton Flores, presidente do Figueirense)

"Nós tivemos um jogo contra o Sampaio que foi cancelado porque eles tinham nove jogadores infectados. Nós estávamos com 11 e toda comissão fora e o jogo foi mantido. Nesse caso específico, acho que a isonomia deveria ser prevalecida, uma vez que eram as mesmas equipes. Nesse caso, em nome da correção da própria competição, deveria ser cancelada, foi o nosso pleito, mas a CBF apela para aquilo que decidiram em tribunais de competições internacionais para estabelecer uma referência. A gente entende que, nesse momento, houve um tratamento desigual que priorizou as datas dos jogos em detrimento da saúde e dos seres humanos", diz.

"Tive uma conversa demorada com o Manoel Flores [diretor de competições da CBF], mas não deu resultado. É jurisprudência e mais jurisprudência, e o futebol e a saúde ficam em segundo plano. Estamos agora oficializando tudo que falei pra ele, pra ficar registrado, mas eles não vão adiar o jogo", completa.

Veja o comunicado do Figueirense:

O Figueirense Futebol Clube recebeu, na manhã desta sexta-feira (16), o resultado dos testes da Covid-19 realizados para a partida contra o Brasil (RS), pela Série B do Campeonato Brasileiro. Os exames apontaram quatro resultados positivos.

O volante Arouca, o meia Davi Kuhn, o zagueiro Jhonatan e o atacante Gabriel Barbosa apresentaram resultado positivo para o Coronavírus. Os atletas já estão em isolamento e sendo monitorados pelo Departamento Médico do clube.