Topo

OPINIÃO

Lavieri: "Perda de apoio de organizada a Luxa no Palmeiras foi simbólica"

Do UOL, em São Paulo

15/10/2020 04h00

Campeão paulista pelo Palmeiras em sua quinta passagem no comando do clube, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi demitido na noite de ontem após a derrota para o Coritiba por 3 a 1 no Allianz Parque pelo Campeonato Brasileiro, a terceira consecutiva de um time que havia ficado 20 jogos sem perder, e a queda do treinador se concretizou a partir da perda de apoios internos.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL, Danilo Lavieri explicou que a derrota no clássico diante do São Paulo no último sábado minou defesas que o treinador tinha dentro do Palmeiras e, em especial, a manifestação da torcida organizada Mancha Alviverde demonstrou a perda de prestígio com a conselheira Leila Pereira, proprietária da Crefisa, patrocinadora do clube.

"De fato, quem segurava muito era o Galiotte, mas ele tinha bastante apoio do conselho gestor, que são aqueles vice-presidentes e alguns diretores selecionados que são mais próximos do dia a dia, e especialmente da torcida organizada e da patrocinadora. Depois do jogo do São Paulo, esse apoio praticamente caiu pela metade, mas o mais simbólico, o mais importante disso tudo foi a queda do apoio da torcida organizada", disse Lavieri.

"O que significa hoje em dia a torcida organizada do Palmeiras pedir a queda do Luxemburgo? A torcida organizada do Palmeiras só fez isso porque teve o aval de Leila Pereira, que é da Crefisa, patrocinadora do Palmeiras, e provavelmente a próxima presidente do Palmeiras. Então só existiu esta manifestação porque houve o aval. Claro que a Leila vai falar que não interfere no dia a dia do Palmeiras, a Mancha pode falar que isso não existe, mas a gente sabe muito bem como funcionam os bastidores dessa relação", completou.

O jornalista afirma que, a partir da perda do apoio da principal torcida organizada do Palmeiras e que tem proximidade com Leila Pereira, a queda de Luxemburgo virou questão de tempo, até a definição pela diretoria do clube após perder para o Coritiba.

"Quando eu vi a Mancha Verde pedindo a queda do Luxemburgo, imediatamente eu vi que também não tinha mais o apoio da Crefisa e da Leila, que são apoios fundamentais na política do Palmeiras hoje em dia e ali estava escrito que era questão de tempo", afirmou Lavieri.

"Claro, que se hoje o Palmeiras ganhasse iria ter uma sobrevida e iria ter um respiro, mas não ganhou, e pior, não é que não ganhou jogando bem, com o goleiro do Coritiba melhor da partida, não, foi uma apresentação constrangedora", concluiu.

O Fim de Papo teve a apresentação de Luiza Oliveira e os comentários dos jornalistas José Trajano, Débora Miranda e Danilo Lavieri. A live pós-rodada volta a ser apresentada hoje, logo após o jogo entre Flamengo e Red Bull Bragantino.