Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Insultado após jogo, juiz de Peru x Brasil tem proteção policial em hotel

Policiais fazem proteção em hotel onde está hospedado o árbitro Julio Bascuñan - Reprodução/TV Libero
Policiais fazem proteção em hotel onde está hospedado o árbitro Julio Bascuñan Imagem: Reprodução/TV Libero

Do UOL, em São Paulo

14/10/2020 13h42

Alvo de reclamações de jogadores e da imprensa peruana, o árbitro chileno Julio Bascuñan foi insultado ao deixar o Estádio Monumental após trabalhar no jogo Peru 2 x 4 Brasil e recebeu proteção policial na manhã de hoje no hotel em que está hospedado em Lima.

As críticas a Bascuñan são direcionadas principalmente aos dois pênaltis marcados a favor do Brasil ontem, em jogo pelas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo do Qatar-2022. Ele ainda expulsou o defensor Carlos Zambrano após consulta do VAR, flagrando uma cotovelada do peruano em Richarlison aos 43 minutos do segundo tempo.

Vídeos publicados pela imprensa peruana mostram a equipe de arbitragem deixando o estádio sob gritos de, entre outras palavras, "ladrão". Não é possível identificar os autores dos insultos, uma vez que a partida foi realizada em portões fechados por causa da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com os jornais Libero e El Comercio, um grupo de torcedores compareceu na madrugada de hoje em frente ao hotel em que o árbitro está hospedado, no bairro de Miraflores, para protestar.

Por causa do incidente, policiais estão posicionados na frente do hotel para protegerem o chileno até a sua saída do país. Apesar da medida de precaução, imagens de emissoras peruanas mostram que o clima está tranquilo na manhã de hoje, sem a presença de torcedores.

A revolta peruana com a arbitragem pode ser medida pela repercussão na imprensa local. O jornal Líbero classificou como "escândalo" as decisões e destacou "péssima arbitragem" no duelo. Já o El Bocón foi mais incisivo na crítica e disse que Bascuñan "roubou a cena" em Lima.

Com o resultado, o Peru ocupa a oitava colocação das Eliminatórias com um ponto. O Brasil lidera com seis.