Topo

São Paulo

Diniz enfrenta sombra de Ceni e tem chance de se consolidar no São Paulo

Fernando Diniz comandará o São Paulo diante do Fortaleza de Rogério Ceni pela Copa do Brasil 2020 - Marcello Zambrana/AGIF
Fernando Diniz comandará o São Paulo diante do Fortaleza de Rogério Ceni pela Copa do Brasil 2020 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

14/10/2020 04h00

Fernando Diniz vive um novo cenário à frente do São Paulo. Após duas vitórias seguidas — uma delas contra o Palmeiras em pleno Allianz Parque —, ganhou força para seguir no Morumbi. Na noite de hoje (14), porém, enfrenta Rogério Ceni, uma de suas sombras no cargo. O jogo ocorre às 19h15 (de Brasília), na Arena Castelão, e é válido pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O atual técnico do Fortaleza surge como um dos prediletos de futuros gestores para assumir o clube a partir da próxima temporada — o São Paulo passará por eleições presidenciais em dezembro de 2020. Não bastasse o duelo contra o ídolo, o atual comandante tricolor coloca à prova a reação ensaiada nos triunfos recentes.

Rogério Ceni foi treinador do time paulista em 2017. No entanto, após discordâncias com o atual presidente, Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, deixou o Morumbi. O retorno ao clube só deve ocorrer em caso de mudança na presidência, o que acontecerá daqui alguns meses. A partir de 2021, ele se torna uma sombra para qualquer técnico que estiver à frente do clube, o que esbarra diretamente em Fernando Diniz.

Na noite da última segunda-feira (12), o atual treinador do Fortaleza se manifestou sobre a situação envolvendo o clube e disse que o novo mandatário deveria manter Diniz no cargo.

"A minha opinião, eu prosseguiria com o trabalho com o Fernando Diniz no ano que vem. Você nota a evolução, você já viu nos dois últimos jogos. É um time que joga com muita posse de bola, sai tocando. Eu acho que só o tempo vai fazer com que um treinador tenha sucesso. Eu, se fosse um dos candidatos, manteria o trabalho do Diniz para o próximo ano. O trabalho é bom e só o tempo pode extrair o máximo do treinador. A prova disso tudo é a gente aqui. Com o passar do tempo, conseguimos jogar um futebol melhor", disse ao SporTV.

Mesmo com a declaração, Ceni segue como um dos cotados pelos candidatos para assumir o comando do São Paulo — Júlio Casares e Roberto Natel. Em meio ao pensamento de mudança de treinador para 2021, Fernando Diniz tenta se consolidar ainda nesta temporada. O treinador sofreu pressão depois das eliminações no Campeonato Paulista e na Libertadores e também por causa de uma sequência de sete jogos sem vencer. Porém, com os triunfos sobre Atlético-GO e Palmeiras, melhorou a sua situação.

O embate com o Fortaleza, na noite de hoje, coloca à prova a série positiva nos últimos dois compromissos do Tricolor paulista. O treinador chegou a ser contestado até internamente após uma sequência negativa. Foi feita, inclusive, uma lista de nomes que poderiam substituí-lo no cargo (sendo Ceni um dos cotados). Agora, ele tenta um resultado positivo para evitar novas contestações no Morumbi e se manter em alta no cargo.

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA x SÃO PAULO
Motivo
: ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2020
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 14 de outubro de 2020 (quarta-feira)
Horário: às 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
VAR: José Mendonça da Silva Junior (PR)

FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga (Gabriel Dias), Paulão, Roger Carvalho e Bruno Melo; Ronald e Juninho; Romarinho, Yuri César, Osvaldo e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni.

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Diego Costa e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes e Daniel Alves; Luciano e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

São Paulo