Topo

Santos

Ajax inscreve ex-Menino da Vila na Champions; Santos pode receber R$ 4,7 mi

Giovanni, ex-Santos, em atuação pelo Jong Ajax - Divulgação/Ajax
Giovanni, ex-Santos, em atuação pelo Jong Ajax Imagem: Divulgação/Ajax

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

14/10/2020 04h00

O meia Giovanni, de 18 anos, foi inscrito pelo Ajax na lista A (fixa até o fim do torneio) da Liga dos Campeões. O jogador é um Menino da Vila que deixou o Santos em litígio contratual no primeiro semestre deste ano e acertou com o clube holandês.

O Peixe chegou a acionar o Ajax na Fifa, mas entrou em acordo para liberar Giovanni para a equipe da Holanda. O Santos recebeu 300 mil euros à vista e ainda pode receber outros 720 mil euros (R$ 4,7 milhões): metade quando o atleta completar 20 jogos pela equipe profissional e outra metade após mais 20 jogos, totalizando 40.

Giovanni vem atuando no Jong Ajax, time sub-23 do clube holandês, mas suas atuações chamaram atenção da equipe principal. Ele faz treinos regularmente com o time de cima e, agora, foi inscrito na principal competição europeia.

"O mais importante é que tenho aprendido e evoluído muito. O futebol aqui é mais intenso e requer uma entrega muito grande. Cresci muito também na parta tática. Tem sido uma experiência maravilhosa e tenho certeza que irei evoluir ainda mais. Quanto ao país e a cultura, tenho procurado me adaptar o mais rápido possível. O clube nos dá toda a estrutura necessária", contou Giovanni ao UOL Esporte.

Sandry, Giovanni e Kaio Jorge na base do Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

O meia anotou recentemente seu primeiro gol pelo Jong Ajax. Meia de criação, Giovanni fazia parte da equipe de Kaio Jorge e Sandry nas categorias de base do Santos. A inscrição na Champions é um grande passo para o atleta que está na Holanda há apenas quatro meses.

"Procuro me dedicar muito no dia a dia para que as oportunidades possam aparecer. No futebol não escolhemos momentos, somos escolhidos. Venho trabalhando forte com a equipe sub-23 no dia a dia e procurado entender rapidamente a maneira de jogar e evoluir. Todo esse processo tem sido prazeroso e tenho certeza que irei crescer."

David Neres como exemplo

David Neres abraça Giovanni - Ajax - Ajax
Imagem: Ajax

"Desde a minha apresentação aqui no Ajax, o David Neres é um cara que vem me ajudando muito. Me passa muitas dicas em relação ao clube, torcida, treinos... Além de ter uma contribuição bem bacana fora dele também. É um vencedor aqui no clube e espero poder conquistar grandes coisas também."

Santos