Topo

OPINIÃO

Mauro: "É curioso o Corinthians buscar um técnico com cinco rebaixamentos"

Do UOL, em São Paulo

12/10/2020 13h37

O Corinthians foi um dos destaques negativos na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro e entrou na zona de rebaixamento da competição ao perder de virada e com um jogador a mais para o Ceará em Fortaleza, e o clube também definiu Vagner Mancini como técnico para comandar o time após um período de um mês treinado pelo interino Dyego Coelho.

No podcast Posse de Bola #64, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a situação do Corinthians, a escolha do novo técnico, além da repercussão da vitória do São Paulo sobre o Palmeiras, com Fernando Diniz em alta e Vanderlei Luxemburgo pressionado, o Flamengo vencendo mais uma vez o Vasco, as reclamações contra o VAR e o caso Robinho, de volta ao Santos.

Mauro Cezar destaca o custo elevado e a falta de equilíbrio do elenco do Corinthians e chama a atenção para o fato de o clube contratar o técnico Vagner Mancini, que vinha fazendo um bom trabalho no Atlético-GO, mas tem um histórico com participação em campanhas de times que acabaram rebaixados, como o Botafogo, o Ceará, o Guarani, o Sport e o Vitória, sendo o treinador na rodada em que ocorreu a queda nos casos de Botafogo e Guarani.

"É uma tentativa que pode dar certo, porque o Mancini pelo menos é um técnico, o Coelho ainda não é um profissional preparado para isso, talvez até venha a ser no futuro, hoje está muito claro que não é, ainda mais pegando um time em crise, um time muito grande, muito complicado", diz Mauro Cezar.

"Mas o Mancini já foi rebaixado cinco vezes, Vitória, Botafogo, Sport, Ceará e Guarani, ou seja, é curioso que o Corinthians na zona de rebaixamento vá buscar um técnico que tem cinco rebaixamentos, ele tem cinco rebaixamentos, 'ah mas é porque ele treinou times menores'. Ele caiu com o Botafogo, por exemplo, ele caiu com o Guarani, caiu com o Vitória, times que foram campeões brasileiros ou vice-campeões brasileiros", completa.

As diferenças em relação à pressão no comando do Atlético-GO e o Corinthians também é citada por Mauro Cezar como um ponto a se considerar na chegada de Mancini ao clube.

"O trabalho atual dele no Atlético-GO é bom, acho que é até o melhor do Mancini nos últimos tempos, se você considerar o elenco, o clube que vem da segunda divisão e tudo mais. Só que uma coisa é você treinar o Atlético-GO com a expectativa lá embaixo, a outra é treinar o Corinthians com uma grande expectativa, que é sair do rebaixamento e fazer uma campanha pelo menos segura, o que também é muito pouco", explica.

Mauro afirma que a direção do Corinthians deveria optar por um elenco de menor custo devido à condição em que se encontra financeiramente e vê o risco de a situação se agravar caso o próximo presidente do clube não opte por acertar as contas, o que seria ainda pior se houver o rebaixamento para a Série B.

"O Corinthians tem a dívida do clube que cresceu barbaramente, então deveria ter um elenco mais barato, hoje deveria estar trafegando aí com o chamado freio de mão puxado e um time organizado, com técnico ali para fazer uma campanha mediana até que as coisas possam se organizar novamente, mas não, ele tem ainda assim um elenco caro, a gestão é tão ruim", afirma o jornalista.

"Acho que a expectativa do torcedor do Corinthians é primeiro não cair e segundo torcer para que o próximo presidente seja capaz de começar a colocar a casa em ordem, e não será fácil. Se cair para a segunda divisão, evidentemente, vai ser mais complicado ainda", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.