Topo

Tite cita "Os Três Porquinhos" para comemorar boa estreia: "Casinha forte"

Técnico da seleção soma 11 vitórias e dois empates em 13 partidas válidas pelas Eliminatórias - Buda Mendes/Getty Images
Técnico da seleção soma 11 vitórias e dois empates em 13 partidas válidas pelas Eliminatórias Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

10/10/2020 00h41

O técnico Tite usou uma metáfora inusitada para comemorar a goleada por 5 a 0 da seleção brasileira na primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, ontem (9), contra a Bolívia, na Neo Química Arena. De acordo com o comandante, a vitória na estreia significa uma base sólida na construção da busca pelo hexacampeonato mundial em 2022. Como na antiga fábula "Os Três Porquinhos".

É uma construção, uma caminhada, um passo importante. Brincando com eles, eu digo que é como quando contávamos a história para os filhinhos dos três porquinhos com suas três casinhas. A casinha tem que ser de tijolo e forte, ela não pode ser de palha e madeira, é a construção da caminhada."

"Há uma ideia e uma forma de jogar que nós temos. Por exemplo, a bola sai para tiro de meta do adversário e nós marcamos alto. É característica do time para manter posse de bola. São 24 jogos oficiais e temos média de 60% de posse de bola e 16 finalizações, sendo sete certas. Você precisa jogar bem para traduzir isso, não adianta ficar com a bola e finalizar pouco. Então, no mínimo, para jogar bem, tem que finalizar 16 vezes. Hoje foram 20. E não pode tomar susto toda hora, porque gera insegurança. Não tomar gol faz parte de confiança da equipe. E então traduzir tudo isso em vencer", detalhou o treinador da seleção.

A seleção brasileira vinha de seis amistosos após o título da Copa América de 2019 em que não empolgou o torcedor do ponto de vista do desempenho e conseguiu apenas uma vitória. Passados 11 meses por causa da pandemia, o grupo teve apenas três sessões de treinamento completas antes da estreia contra a Bolívia, quando mostrou repertório e construiu a goleada por 5 a 0.

"Eles [jogadores] conseguiram em tão pouco tempo agregar e dar mostras de solidariedade. O Neymar saiu da posição e fez um desarme defensivo, o Couto posicionou em uma zona central, o Everton Ribeiro entrou e deu condição de romper linha. Sabe? Não tínhamos Richarlison, mas em condições ele brigaria pela titularidade. Preservamos a saúde em não iniciar jogando. Os três goleiros em um nível muito alto, enfim. Eles têm que competir, ninguém é bonzinho. Mas com lealdade, esse espírito que mais me agradou", disse Tite, que também fez elogios em sua entrevista coletiva ao desempenho do lateral-esquerdo Renan Lodi na linha mais avançada do esquema tático 2-3-5.

Essa situação é muito estratégica conforme necessidade, posicionamento e como o jogo se apresenta. Normalmente o Lodi é um jogador que sai, mas não tão agressivo no Atlético de Madri. Hoje utilizamos ele em uma situação muito avançada e o fato de ter ele aberto e do outro lado o Cebolinha ou o Rodrygo abertos me dá largura de campo. A bola pode chegar em Neymar, Couto, Firmino, Richarlison, Ribeiro pelo centro com facilidade maior. É simples:, abre mais espaços para poder acionar esses jogadores. Mas cada estratégia, cada jogo, tem sua característica. Ele [Renan Lodi] pode ser assim e pode ser como no Atlético de Madri, mais atrasado."