Topo

Palmeiras

Luxa cita "pancada doída" após nova derrota e explica pedido por reforços

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

10/10/2020 21h51

Cada vez mais criticado no Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo considera que a lesão de Luan teve papel decisivo nos rumos do Palmeiras no clássico perdido para o São Paulo, hoje (10), no Allianz Parque. Para o treinador, que teve de explicar o pedido por reforços na quarta-feira, este é o momento em que a "pancada vem e é doída".

"É um trabalho árduo, mas vamos fazer. Se é para fazer como está sendo feito, vamos fazer. A pancada vem e é doída, mas sabemos que vem de qualquer maneira. Tem de ter calma, tranquilidade, daqui a pouco vem a Libertadores, a Copa do Brasil. Não podemos achar que foi tudo muito ruim. Estávamos invictos, mudei o estilo de jogo, vamos analisar o melhor", analisou.

Sobre a partida, Luxa considerou que o Choque-Rei estava equilibrado, mesmo com a vitória parcial do rival, mas quando Luan se machucou aos 26 minutos do segundo tempo, logo depois de ser feita a quinta troca, a equipe ficou desarrumada demais. O zagueiro, sem poder sair, teve de ir para o ataque, com Ramires completando a defesa.

"O primeiro tempo foi muito igual e iniciamos o segundo tempo diferente. E aí em uma desatenção saiu o gol deles. E em seguida eu faço as substituições e equilibramos de novo, com o Scarpa, o Luiz Adriano e o Veron. E arrisquei mais duas substituições para forçar as jogadas, passando o Scarpa para o lado esquerdo com um cruzamento bom, e o Danilo e o Ramires. Só que eu perco o Luan pela lesão, e o São Paulo então dominou. Mas até as mexidas, o jogo estava equilibrado, mesmo com o São Paulo na vantagem. O Luan foi para frente, e aí ficou totalmente desarrumada a equipe. Os jogadores correram, lutaram, mas com a lesão do Luan, o jogo ficou desequilibrado. Com as três primeiras mudanças, jogamos o São Paulo para trás. Mas depois foi outro jogo totalmente diferente", analisou.

Na quarta (7), após a derrota para o Botafogo, o treinador havia dito que o elenco estava curto e era preciso contratar. Depois do novo tropeço contra o São Paulo, Luxa explicou que não quis criticar a diretoria ao falar em reforços.

"Quando falei na entrevista passada do elenco curto, que estamos usando a base é porque nas conversas que temos com o presidente (Maurício), com o (Paulo) Buosi (vice-presidente), com o Anderson Barros (diretor de futebol), tratamos das nossas necessidades. Sabemos o que tem de fazer, o presidente está correndo atrás. Mas tem de ver o mercado para fazer as coisas, quanto custa, onde está o dinheiro. Tudo está dentro do contexto. O pessoal pegou a frase e colocou. Foi tudo conversado, não tem cobrança na diretoria. Antes de perder o jogo a gente já tinha conversado", justificou.

Palmeiras