Topo

Cruzeiro

Cruzeiro vive maior calvário de um grande na Série B; veja comparações

Cruzeiro foi derrotado pelo Sampaio Corrêa em pleno Mineirão na noite da última quinta-feira (8), pela Série B do Brasileirão - Bruno Haddad/Cruzeiro
Cruzeiro foi derrotado pelo Sampaio Corrêa em pleno Mineirão na noite da última quinta-feira (8), pela Série B do Brasileirão Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Brunno Carvalho e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

10/10/2020 04h00

O Cruzeiro vive uma situação desesperadora na Série B do Campeonato Brasileiro 2020. Após 14 rodadas, os mineiros estão na zona de rebaixamento com 11 pontos conquistados, 13 a menos que a Ponte Preta, última do grupo de acesso para a elite do futebol nacional. Esta é a pior campanha de um clube grande na segunda divisão do esporte desde que o torneio é disputado por pontos corridos.

O UOL Esporte fez um levantamento com o desempenho dos grandes desde 2006, quando o Atlético-MG disputou a competição. De lá para cá, nenhum deles viveu momento tão ruim quanto o do time comandado por Ney Franco.

Atlético-MG (2006)

Com 21 pontos em 14 rodadas, o Atlético-MG ocupava a sétima colocação e tinha dois a menos que o Coritiba, quarto colocado. Os mineiros estavam cinco atrás do Avaí, líder do torneio na ocasião, e sete à frente do Ceará, primeiro da zona de rebaixamento. O Galo terminou a competição como campeão, com 71 pontos.

Corinthians (2008)

Em 2008, foi a vez de o Corinthians jogar a Série B do Brasileirão. Logo no início, os paulistas dispararam e chegaram a 31 pontos na 14ª rodada, seis a mais que a Ponte Preta, vice-líder, e sete à frente do Avaí, quinto colocado. O Timão abriu 18 pontos do Fortaleza, primeiro da zona de rebaixamento. Não à toa foi campeão com 85 pontos.

Vasco (2009, 2014 e 2016)

Em seu primeiro rebaixamento, o Vasco ocupava a quinta posição depois de 14 rodadas. O time de São Januário somava 26 pontos, mesmo número do Figueirense, último do grupo de acesso, e três atrás do Atlético-GO, então líder. Os vascaínos, que terminaram campeões com 76 pontos, estavam 12 à frente do Fortaleza, primeiro da zona de descenso.

Na segunda passagem pela Série B, em 2014, o Vasco chegou à 14ª rodada com 25 pontos, na vice-liderança. O time cruz-maltino estava três atrás do Ceará e dois à frente do Avaí, primeiro fora da zona de classificação. O Paraná era o primeiro do rebaixamento, com 13 pontos à época. Os vascaínos terminaram na terceira posição, com 63 pontos.

Em sua última aparição na segunda divisão nacional, o Vasco chegou a esta altura do torneio com 28 pontos e na liderança do torneio. O time tinha a mesma pontuação do vice-líder Atlético-GO e cinco de vantagem para o Paraná Clube, primeiro fora do grupo de classificação para a Série A. A diferença para o primeiro da zona de rebaixamento, o Bragantino, era de 17 pontos. O time carioca foi novamente terceiro, com 65.

Palmeiras (2013)

Em sua nova passagem pela Série B, o Palmeiras chegou à 14ª rodada na segunda colocação, com um ponto atrás da líder Chapecoense. O time estava com 11 pontos a mais que o Boa Esporte, primeiro time fora da zona de acesso, e 19 pontos para o Paysandu, primeiro time na zona de rebaixamento. A boa campanha terminou em título, com 79 pontos.

Botafogo (2015)

O Botafogo tinha 28 pontos e ocupava a primeira posição do torneio após 14 rodadas. Os cariocas estavam com três de vantagem para o Sampaio Corrêa, primeiro fora do grupo de acesso para a elite do futebol nacional, e 15 pontos a mais que o Mogi Mirim, primeiro da zona de rebaixamento à época. O Alvinegro terminou a competição com 72 pontos e o título nacional.

Internacional (2017)

Em sua primeira e única aparição na Série B do Brasileiro, o Internacional fez 21 pontos após 14 rodadas. O Colorado ocupava a sétima colocação, com dois a menos que o CRB, quarto à época, e cinco atrás do então líder Guarani-SP. Os gaúchos tinham cinco a mais que o Luverdense, primeiro da zona de rebaixamento. A equipe foi vice-campeã, com 71 pontos.

Cruzeiro