Topo

Coutinho compara seleção a Bayern e Barça e se diz com "vontade triplicada"

Philippe Coutinho fez um gol e participou diretamente do lance de outro nos 5 a 0 contra a Bolívia - Miguel Schincariol
Philippe Coutinho fez um gol e participou diretamente do lance de outro nos 5 a 0 contra a Bolívia Imagem: Miguel Schincariol

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

10/10/2020 15h13

Autor de um gol e uma assistência na goleada por 5 a 0 sobre a Bolívia que abriu as Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, o meia Philippe Coutinho disse hoje (10) que o sistema de jogo da seleção brasileira pode ser comparado ao que viu no Bayern de Munique e no Barcelona - no primeiro, ele viveu uma temporada de empréstimo e foi campeão da Liga dos Campeões; para o outro, voltou em 2020/2021 e já é titular.

"Eu tive a sorte de jogar em grandes clubes e posso dizer que em todos a mentalidade era sempre de vencer, pressão sempre ali em cima para a gente de fazer boas apresentações. Cada liga tem o seu diferencial, tem ligas mais táticas, outras mais intensas, mas o principal está dentro do jogador. Nesses últimos dois anos aprendi muito sobre intensidade do seu jogo, da sua forma de treinar, e acho que isso é primordial. Aqui na seleção trabalhamos assim, no Barcelona e no Bayern também, isso é fundamental para a evolução de cada jogador", disse o camisa 11.

Revelado pelo Vasco, o meia de 28 anos chegou cedo à Inter de Milão e ainda atuou por Espanyol e Liverpool antes de ser comprado pelo Barcelona em 2018 por cerca de R$ 630 milhões. Ele não viveu sucesso imediato e acabou emprestado ao Bayern de Munique, onde fez 38 partidas e 11 gols, mas nunca se firmou no time. Agora está de volta ao Barça, já atuou três vezes como titular e se diz motivado.

"É um momento muito bacana que vivo no início da temporada, porque é um ano em que eu almejo muitas coisas pessoais e no coletivo. Voltei para a Espanha com muita vontade, uma vontade triplicada de trabalhar e fazer com que as coisas pudessem acontecer ao meu favor. Isso que busco fazer na seleção também, cada oportunidade de treinar, levar intensidade no limite para conseguir grandes coisas nos jogos", afirmou Coutinho, que admitiu ter tido uma evolução física em uma temporada na Alemanha.

"Realmente tivemos algumas mudanças na parte física, eu particularmente estou me sentindo bem assim, sempre querendo mais, melhorar da forma que for. No Bayern aprendi a frisar sobre trabalhos, já pensava muito no trabalho, mas hoje se tiver que trabalhar três, quatro vezes mais que o normal para ter sucesso vou fazer, e assim vem a evolução na parte física. Tenho trabalhado bastante essa área. Lá no Bayern eles levam muito para esse lado da intensidade, do treinamento, então muitos jogadores evoluem nessa parte."