Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Ceni como técnico não tem a rejeição de quando era goleiro do SPFC

Do UOL, em São Paulo

10/10/2020 04h00

Depois de já ter vencido o Internacional e dificultado o jogo com o Flamengo no Maracanã, o Fortaleza comandado por Rogério Ceni conseguiu derrotar, na última quarta-feira (7), o Atlético-MG de Jorge Sampaoli, líder do Campeonato Brasileiro, com seu time atuando com um a menos durante o segundo tempo, o que voltou a render elogios ao seu trabalho. O time nordestino encara hoje (10), às 19h, o Coritiba, na capital paranaense.

No podcast Posse de Bola #63, Arnaldo Ribeiro compara Rogério Ceni com outros treinadores brasileiros e o destaca como o melhor na atualidade e a caminho de disparar na frente dos demais, lembrando que o futebol nacional tem sido dominado por estrangeiros desde o ano passado.

"Eu acho importante a distinção, o melhor técnico brasileiro, porque o Campeonato Brasileiro do ano passado já teve [domínio estrangeiro, com o português Jorge Jesus] e, hoje, os três primeiros colocados são gringos, não são mais dois, são três: Sampaoli [Atlético-MG], Coudet [Inter] e Domènec [Flamengo]. Então, há algum tempo os melhores técnicos no Brasil não são brasileiros", diz Arnaldo.

"Agora, eu acho que o Renato, o Tite e mesmo o Cuca, que faz um bom trabalho no Santos, eles já tiveram o seu ápice, e estão ali em algum momento de transição e indefinição. O Rogério Ceni está na subida, dá para perceber que ele vai atropelar. Ele tem total condição de atropelar e, daqui algum tempo, a gente está falando isso sem precisar de muita discussão. Ele tem tudo para ser disparado o melhor técnico brasileiro, mas disparado, não tem comparação", completa.

Arnaldo também destaca que, quanto mais os candidatos à presidência do São Paulo demoram para fecharem um acordo com o ex-goleiro para o retornar ao comando do clube do Morumbi, menos ele será rejeitado pelos demais clubes brasileiros por seu histórico no Tricolor, incluindo os rivais de São Paulo.

"Quanto mais demora, mais o Rogério Ceni passa a ser um técnico brasileiro e não são-paulino, se é que você me entende. É no discursinho do presidente do Corinthians, é na enquete da torcida do Flamengo, ele começa a ser bem quisto em outros lugares, ele não tem a rejeição que ele tinha quando ele era goleiro do São Paulo, capitão do São Paulo, é uma outra coisa, já enxergam ele com outros olhos", afirma Arnaldo.

"E quanto mais o São Paulo demorar a resgatá-lo de novo, ele passa a ser um técnico, não digo que técnico para os rivais imediatamente. O Corinthians está sem técnico, pode cogitar de novo, eu acho que não é a primeira opção para o Rogério dirigir o Palmeiras ou o Corinthians, mas ele passa a ser, por que não, um técnico cobiçado em todos os cantos do país, pelo trabalho excelente", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.