Topo

Palmeiras

Bastidores do Palmeiras: Sem jogar, Emerson Santos tem sondagem dos EUA

Emerson Santos, zagueiro do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Emerson Santos, zagueiro do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

09/10/2020 12h00

Escalado apenas uma vez no Palmeiras em 2020 durante a Florida Cup, Emerson Santos foi procurado recentemente pelo Real Salt Lake, equipe dos Estados Unidos. Sem chances no Verdão, o zagueiro e seu estafe ouviram a intenção de o clube tê-lo por empréstimo com opção de compra, mas o negócio ainda não avançou.

A diretoria do Palmeiras foi comunicada há duas semanas sobre a possibilidade de haver uma oferta, que não chegou até o momento. A janela de transferências nos Estados Unidos fecha no fim do mês, só que o Real Salt Lake precisa antes abrir uma vaga de estrangeiros no elenco. Caso o negócio avance, a ideia é que Emerson Santos se junte ao novo clube apenas em 2021.

Após ser emprestado ao Inter, o defensor foi reintegrado ao Palmeiras no começo do ano, mas só entrou no empate com o Atlético Nacional (COL), a primeira exibição da equipe na temporada. Ele era a quinta opção da zaga, atrás de Felipe Melo, Gustavo Gómez, Luan e Vitor Hugo, e havia a expectativa de que ocupasse a vaga do último, vendido recentemente ao turco Trabzonspor.

Sua última convocação, porém, foi no empate com o Guaraní-PAR, fora de casa, em 23 de setembro. Nas quatro partidas seguintes, ficou fora da relação — contra o Botafogo, o garoto Renan era a única opção defensiva, e Vanderlei Luxemburgo nem usou as 12 vagas no banco de reservas. Ele ficou fora da última partida por problemas particulares.

Contratado no fim de 2017 após se destacar no Botafogo, Emerson custou cerca de R$ 5 milhões em luvas e tem apenas cinco partidas desde que chegou ao Palmeiras. A única apresentação como titular ocorreu em 16 de maio de 2018, quando o Verdão venceu o Junior Barranquilla-COL, pela Copa Libertadores. Seu contrato é válido até o fim de 2022.

Palmeiras