Topo

Fluminense

Fred volta a se destacar, e Flu cresce em briga por volta à Libertadores

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/10/2020 04h00

O tão esperado retorno de Fred demorou a engrenar no Fluminense, mas o camisa 9, enfim, se estabeleceu como titular. Não só por voltar a balançar as redes e chegar a 174 gols em seu jogo de número 300 com a camisa tricolor, mas, principalmente, por voltar a jogar bem, o ídolo é um dos motivos pela crescente da equipe de Odair Hellmann no Campeonato Brasileiro. As marcas foram alcançadas ontem (7), na vitória por 4 a 2 sobre o Goiás, fora de casa.

Com dez pontos nos últimos 15 possíveis, o Flu entrou no G-6 e segue firme na briga para voltar à Libertadores, objetivo do clube na tumultuada temporada. Aos trancos e barrancos, a equipe se estabeleceu na parte de cima da tabela, apesar de lidar com perdas de titulares, surto de coronavírus, lesões e falta de opções no elenco, aproveitando sequência contra times em situação pior na competição.

Apenas com o Brasileirão pela frente no calendário, o Tricolor tem o tempo como lado positivo da moeda após as eliminações precoces na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil. Nos próximos dias, a equipe buscará reforços para suprir a saída de Evanílson no ataque. Mas enquanto a reposição não chega, Fred engata boa fase como titular.

A diferença da equipe de Odair com uma referência no ataque é gritante na performance. Com o experiente atacante, o time agora aproveita melhor sua posse, segura a bola no ataque e até sofre menos na defesa. Ainda em recuperação das lesões e de ter contraído Covid-19, o camisa 9 participa bem do jogo em deslocamentos curtos como pivô acionando os meias e laterais.

"É um jogador importante para nós. Jogando, como ele está, já fez gols nos clássicos, já nos ajudou... Tem nos ajudado muito. Vai nos ajudar e está nos ajudando também com sua experiência, personalidade, fora do campo. Ele está muito bem, está feliz. Cada vez mais, com a sequência, vai melhorar também em aspecto de desenvolvimento de jogo. E a equipe também para gente conseguir criar movimentações, criar construções, fazer mais volume na parte final para que ele possa concluir. É um jogador importantíssimo", afirmou Odair Hellmann, após empate com o Botafogo.

Contra o Goiás, em seu jogo de número 300, o centroavante teve aproveitamento digno dos velhos tempos: na chance que teve, colocou a bola na rede com linda cabeceada, sem chances para o goleiro Tadeu. O gol virou o jogo para o Tricolor e fez o time melhorar sua atuação na partida. Em vantagem, a equipe foi mais equilibrada e dominou o Esmeraldino.

Os quatro gols fora de casa, na Serrinha, fizeram do Flu o segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro. Fred marcou apenas dois dos 21 da equipe na competição, mas com a braçadeira de capitão, voltou a liderar o setor no Tricolor.

"Nós temos o segundo melhor ataque da competição, apesar dessas questões. Importante que estamos melhorando no quesito de finalizações certas, aproveitando a posse de bola que tem sido alta e seguir com essa produção ofensiva que está nos ajudando", declarou Hellmann.

Fluminense