Topo

"Evertons" invertidos e Douglas titular: Tite explica decisões na seleção

Técnico da seleção brasileira tem apenas três treinos com elenco completo antes do jogo de amanhã (9) - Lucas Figueiredo/CBF
Técnico da seleção brasileira tem apenas três treinos com elenco completo antes do jogo de amanhã (9) Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

08/10/2020 13h18

Além de lamentar a possibilidade de desfalque de Neymar e confirmar Casemiro como capitão na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo, amanhã (9), contra a Bolívia, o técnico Tite explicou as decisões tomadas em relação à escalação da seleção brasileira: a opção por Éverton Cebolinha como ponta pela direita, de Everton Ribeiro do lado esquerdo e também de Douglas Luiz como volante no esquema 4-2-3-1.

No Grêmio, no Benfica e na própria seleção campeã da Copa América em 2019, Cebolinha chegou ao melhor nível atuando pela esquerda, mas começará na direita contra a Bolívia. Já Everton Ribeiro, caso Neymar seja baixa na Neo Química Arena, será o titular na ponta esquerda, enquanto sua grande fase pelo Flamengo foi atuando do lado oposto. Por quê?

"A utilização do Éverton [Cebolinha] tu observou que já treinamos pela direita. Algum tempo atrás, ainda no Grêmio, ele treinou e jogou pela direita. Na conversa que nós tivemos com ele, com o Thomaz [Araújo, analista de desempenho da CBF], ele disse que começou por dentro, como meia, depois foi para o lado esquerdo, mas tem facilidade de jogar na direita. Ele te dá um contra um, individual, finalização, e no lado direito ele alarga o campo e se sente bem. Claro que temos que ter cuidado de saber que não vai ser perfeição, mas vai se construindo aos poucos", afirmou o técnico da seleção, em entrevista coletiva hoje (8), antes de completar:

Pode exercer? Pode. Pode ir bem? Pode. Se sente bem? Sim"

Cebolinha é destro e jogará pela direita, enquanto Everton Ribeiro é canhoto e ficará do lado esquerdo do ataque (caso Neymar seja desfalque). Tite elencou o que a seleção ganha com essas adaptações: "Há alguns aspectos importantes em usar jogador com pé dominante no setor: dá infiltrações e alarga o campo mais. Já o pé trocado traz a possibilidade de finalizações de média distância. Como utilizar essas variáveis? Elas estão no ajuste nas peças ou estratégia em momento do jogo", relatou Tite, preocupado em "não ferir características, nem engessar atletas."

A provável escalação da seleção contra a Bolívia é a seguinte: Weverton; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro e Douglas Luiz; Éverton, Philippe Coutinho e Everton Ribeiro; Roberto Firmino.

Douglas Luiz titular

O técnico Tite testou dois volantes ao lado de Casemiro nos dois treinamentos realizados até agora, na Granja Comary. Primeiro, Bruno Guimarães. Depois, Douglas Luiz. Hoje, ele decidiu que o segundo é quem será titular contra a Bolívia.

"O lado esquerdo nosso vai dar liberdade maior para lateral, atacante de lado [Renan Lodi]. Ele [Douglas Luiz] vem fazer articulação, um jogador que abastece esses homens de frente e que seja reboteiro, ele fez isso no início da carreira. No Vasco foi como externo. Primeiro jogo que vi, Vasco x Atlético-GO, foi como externo direito, então é um jogador competitivo", disse Tite.

César Sampaio, auxiliar da seleção brasileira e ex-jogador da função, completou o raciocínio: "Harmonizar os setores, a gente entende que é um lado onde nós damos amplitude mais com lateral e essa organização ofensiva sustentada te dá equilíbrio maior. Ele [Douglas] fez por onde, tive oportunidade de acompanhar in loco treinamentos e a expectativa é muito boa pela função que ele exerce no clube e exerce aqui nos treinamentos e contra a Coreia, personalidade e qualidade em campo."