Topo

Palmeiras

OPINIÃO

"Reclama de barriga cheia". Blogueiros analisam pedido de Luxa por reforços

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras, durante a derrota para o Botafogo - Cesar Greco
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras, durante a derrota para o Botafogo Imagem: Cesar Greco

Do UOL, em Santos (SP)

08/10/2020 13h21

Resumo da notícia

  • Colunistas do UOL Esporte analisam pedido de Luxemburgo por reforços no Palmeiras
  • "Elenco farto é do Sport onde, por sinal, Luxa teve passagem brilhante", ironiza Juca
  • "Treinador de time grande quase nunca tem razão ao pedir reforços", analisa Perrone
  • Renato: "Só mais uma desculpa esfarrapada e prova de como trabalho é medíocre"

O técnico Vanderlei Luxemburgo pediu reforços à diretoria na entrevista coletiva que concedeu na noite de ontem (7), após a derrota por 2 a 1 para o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. "A diretoria sabe, temos de fazer alguma coisa, o elenco está curto e temos de melhorar para dar um upgrade, com mais qualidade no nosso elenco", afirmou.

O técnico tem razão ao pedir reforços? O elenco do Palmeiras é curto? Fizemos essas perguntas aos colunistas do UOL Esporte. Veja as respostas:

ANDRÉ ROCHA

Elenco do Palmeiras é farto. Ontem, mesmo com desfalques, entraram Lucas Lima, Scarpa, Ramires e Verón. Muito acima dos reservas do Botafogo. E da grande maioria dos times da Série A.

Luxemburgo é o Rei das narrativas. Inventou mais uma para se defender e ser defendido. Haja contorcionismo retórico...

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

É discurso batido de quem se vê cobrado. E de todos os técnicos. Se comparado ao Flamengo, elenco é curto. Mas em relação aos outros 18 times, ou tem grupo mais forte ou igual.

Leia o blog Lei em Campo.

DANILO LAVIERI

Luxemburgo pedir reforço agora soa como pressão para mudar o foco. O Palmeiras já avisou torcida e treinador há muito tempo que não contrataria, que está com pouco dinheiro e deixou claro isso na mudança de postura no mercado. Claro que o time precisa de novas peças, mas isso não é de hoje. Ainda assim, a derrota de ontem para o Botafogo não devia ter acontecido mesmo com todos os desfalques. Quase todo o banco palmeirense seria titular no Alvinegro.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

JUCA KFOURI

Sem dúvida! Curtíssimo!!! Elenco farto é o do Sport onde, por sinal, Luxemburgo teve passagem brilhante.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Ele foi contratado sabendo que o Palmeiras não teria reforços em 2020 e que a garotada da base seria usada com protagonismo inclusive. Luxa usa um "elenco curto" que nem é tão curto assim como desculpa para a bolinha que o time está jogando e que estava escorada na invencibilidade do 1 a 1.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

Não está certo, não. O elenco é bom e farto. O segundo melhor do Brasil, atrás do Flamengo.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Comparado com a maioria dos clubes da Série A, o Palmeiras tem um elenco de respeito. Mas esse é o grupo mais fraco desde que a Crefisa pintou no Palestra Itália. Luxa teria que tirar leite de pedra para rivalizar com Atlético e Fla no Brasileirão. Mas, em um mata-mata, o Verdão pode, sim, chegar.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Sou radical nesse ponto: treinador de time grande quase nunca tem razão ao pedir reforços. Ganham bem e devem estar preparados para se virar com o que têm. Isso só não vale em casos especiais, como quando o clube perde vários atletas da mesma posição por toda a temporada, por exemplo. Ou seja, na minha opinião Luxa não tem que pedir reforços. Até porque, certamente, a maioria de seus colegas gostaria de ter um elenco do nível do palmeirense. Luxa reclama de fome com a barriga cheia.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Considerar o elenco do Palmeiras curto é apenas mais uma desculpa esfarrapada e uma prova de como é medíocre o trabalho de Luxemburgo. O grupo palmeirense só é inferior ao do Flamengo! O que quer o Vanderlei? Que a Crefisa contrate Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo? Conta outra, Profexô!

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODOLFO RODRIGUES

O Palmeiras perdeu o zagueiro Vítor Hugo e o lateral esquerdo Diogo Barbosa. Além disso, terá desfalques por jogadores convocados, como Gabriel Menino, Weverton e Gustavo Gómez, além de jogadores do Sub-20, como Gabriel Verón. Fora lesionados e suspensos. Se o time tem condição de contratar, acho normal pedir reforços, sim.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

RODRIGO MATTOS

Não. O elenco do Palmeiras tem um número maior de boas opções do que quase todos os times do Brasileiro, com exceção provavelmente do Flamengo. Só teria acréscimos de fato se fossem contratados jogadores mais decisivos que faltam ao time, mas que são caríssimos e inviáveis no atual cenário de crise do futebol brasileiro. Problema é que o elenco do Palmeiras joga abaixo do seu potencial. O principal fator de ineficiência do departamento de futebol palmeirense está no banco.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.

Palmeiras