Topo

Wendel, ex-Fluminense, é alvo de racismo após ser anunciado pelo Zenit

Wendel foi vítima de racismo após ser anunciado pelo Zenit, da Rússia - Reprodução
Wendel foi vítima de racismo após ser anunciado pelo Zenit, da Rússia Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/10/2020 19h25

O volante Wendel, ex-Fluminense, foi alvo de racismo após ser anunciado como reforço do Zenit na manhã de hoje. A publicação do time russo no Twitter recebeu comentários com ofensas ao jogador, que estava no Sporting, de Portugal.

"Os jogadores de futebol brancos do planeta acabaram?", escreveu um perfil. "Não há preto nas cores do Zenit", publicou outro.

Em seguida, perfis brasileiros se juntaram à publicação e saíram em defesa do atleta.

Este não é o único caso recente de racismo envolvendo um brasileiro no Zenit. No ano passado, o atacante Malcom, foi vítima de racismo em sua estreia pelo clube. Na ocasião, torcedores do time russo ergueram uma faixa nas arquibancadas com a frase "mantenham a tradição".

A frase era uma alusão de um setor dos torcedores que publicou em seu site um manifesto defendendo que a ausência de jogadores negros no Zenit seria um respeito às tradições do clube e que isso não significaria racismo.

Veja publicações com ofensas a Wendel:

Como ele passou na seleção Zenit?

Não há preto nas cores do Zenit

Outro, bld. O quê, os jogadores de futebol brancos do planeta acabaram. Eu não quero assistir. Não gosto de estar doente. No que vocês transformaram o clube?