Topo

Bolsonaro diz que buscará perdão a ex-motorista de Fernando preso na Rússia

Jair Bolsonaro disse que tentará contato com Putin para falar sobre caso Robson -
Jair Bolsonaro disse que tentará contato com Putin para falar sobre caso Robson

Do UOL, em São Paulo

06/10/2020 10h31Atualizada em 07/10/2020 08h54

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje, em mensagem no Facebook, que buscará junto ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, um perdão a Robson Oliveira, ex-motorista do jogador Fernando, do Beijing Guoan. Robson está preso desde março de 2019 no país sob acusação de posse de substância proibida.

Bolsonaro disse, na postagem, que tentará diplomaticamente o retorno do motorista ao Brasil. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também atua no caso.

"Nossa embaixada nos informou que Robson poderá ser condenado a 20 anos. A juíza do caso acaba de se aposentar e, dessa forma, o processo voltou à estaca zero. A justiça russa é bastante rígida e independente, mas um perdão do Governo local será buscado por nós", disse.

"Hoje serei orientado pelo Ministro Ernesto Araújo para um possível contato com Presidente Vladimir Putin. Entramos no caso e o Brasil buscará, diplomaticamente, o retorno de Robson ao Brasil", completou Bolsonaro, que disse ter tomado conhecimento do caso via Felipe Melo, jogador do Palmeiras.

Já em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que o caso pode demorar, mas que pretende sensibilizar o presidente da Rússia. "Só tem um caminho para buscar a solução, que a justiça lá é bastante rígida. Seria um perdão por parte do presidente Vladimir Putin. Então começamos a trabalhar no caso, o Itamaraty acompanhava, começamos a colocar em prática. O caminho é diplomático, o perdão, até porque há precedentes de outros casos", disse, em conversa registrada por perfis de apoiadores do presidente.

"Vai demorar, não vai ser rápido, mas o que for possível fazer, faremos, e com toda a brevidade que o caso merece. Afinal de contas, uma prisão para quem é inocente é bastante injusta, mas são as leis de outros países e se Deus quiser vamos conseguir sensibilizar o presidente Vladimir Putin, tenho boa relação com ele, apelar para a questão humanitária", completou.

Fernando se diz confiante após falar com Bolsonaro

Hoje mais tarde, Fernando divulgou nas redes sociais que conversou com o presidente brasileiro sobre a situação de Robson e mostrou confiança com a sequência do caso.

"Conversei com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, sobre o caso do Robson há três dias, e ele conseguiu me colocar em contato com o presidente Jair Bolsonaro na manhã de hoje. O presidente reforçou que se trata de questão diplomática muito complicada, mas que vai tentar ajudar da melhor forma possível", escreveu Fernando nas redes sociais.

"Me coloquei à disposição para seguir colaborando no que for necessário e estou confiante de que todas essas ações que estamos realizando em conjunto ajudarão o Robson a provar sua inocência", acrescentou.

A Embaixada da Rússia no Brasil também se manifestou por meio de nota dizendo que está recebendo muitas mensagens sobre o caso de Robson. "Informamos que a Embaixada está tomando todas as medidas necessárias para transmitir estas mensagens às autoridades responsáveis da Federação da Rússia e acompanha com atenção todos os desdobramentos da situação", afirmou no comunicado.

Contratado para ser motorista da família de Fernando, jogador do Spartak Moscou na época, Robson foi preso por desembarcar na Rússia portando Mytedom 10mg (cloridrato de metadona). Ele alega que o medicamento, utilizado para conter dores fortes e legalizado no Brasil, era para o sogro de Fernando e estava em bagagem destinada à família do atleta.

Robson está preso na Rússia desde março de 2019 - Reprodução - Reprodução
Robson está preso na Rússia desde março de 2019
Imagem: Reprodução

Campanha pela internet

Na última semana, o caso voltou a chamar a atenção em uma campanha pela internet que pede justiça a Robson. A situação gerou mensagens de diversos jogadores, entre elas a do atacante do Everton (ING) e da seleção brasileira Richarlison.

Fernando também se manifestou sobre o caso em longo post, no qual pediu ajuda ao governo brasileiro. O jogador se defendeu, falou que seu lado da história foi distorcido.

"É mentira quando dizem que eu não estou fazendo nada para ajudar o Robson. Desde o começo do processo, eu arco com os custos do advogado dele na Rússia e ainda pago para que o advogado brasileiro possa viajar ao país, mesmo não podendo exercer sua função na esfera internacional. Além disso, mandamos dinheiro para o Robson na prisão para que ele compre itens necessários no seu dia a dia", escreveu.

Robson responderá por tentativa de tráfico e contrabando, com pena mínima de 15 anos. A máxima é prisão perpétua.