Topo

Atlético-MG

OPINIÃO

"Sampaoli está anos-luz à frente de brasileiros". O que dizem os blogueiros

Do UOL, em Santos (SP)

05/10/2020 11h43

Resumo da notícia

  • Sampaoli sobra entre os técnicos do Brasil pelo que o Atlético-MG faz em campo?
  • Juca Kfouri: "Sampaoli está anos-luz à frente dos treinadores brasileiros"
  • "Futebol raramente se explica por um único personagem", ressalta Andrei Kampff
  • Menon: "Sampaoli é o melhor disparado. É um professor. É muito melhor que Tite"

O Atlético-MG de Jorge Sampaoli deu mais uma aula de futebol na noite do último domingo (4). O time mineiro goleou o Vasco por 4 a 1, com quatro gols ainda na etapa inicial, e voltou a demonstrar o já tradicional método de jogo do treinador argentino, com muita intensidade, movimentação e pressão na saída de bola.

E o Atlético-MG não sobra apenas em campo, mas também na tabela do Campeonato Brasileiro. Com 27 pontos em 12 jogos, o time é o líder isolado da tabela, com cinco pontos de distância para o vice-líder, o Internacional.

Baseado no desempenho do Galo na temporada, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: Sampaoli sobre entre os técnicos do país pelo que o Atlético-MG faz em campo? As respostas são quase unânimes. Confira:

ANDRÉ ROCHA

Sim, até pela experiência de futebol brasileiro que tem a mais em relação aos "novatos" Torrent e Coudet.

Sem contar a gana de ser campeão no país depois da frustração comandando o Santos, apesar da bela campanha.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Sampaoli já fez muito pelo Santos ano passado. É um técnico de ponta no mundo, com ideias e convicções colocadas em prática com muito trabalho. Agora, ainda não vejo o Atlético tão favorito. Ele vai se apresentando como, não só pelo que Sampaoli tem feito, mas também por só jogar o Brasileiro e pelo alto investimento no elenco, até contrariando a política da gestão responsável. O futebol raramente se explica por um único personagem.

Leia o blog Lei em Campo.

DANILO LAVIERI

Pelo segundo ano seguido, Sampaoli pega um time que não tem o melhor elenco do país e coloca como protagonista. Nenhum outro treinador por aqui conseguiu isso. Sua proposta de jogo de atacar o tempo inteiro é clara e expõe o time a derrotas inesperadas. Resta saber se teremos algum time como foi o Flamengo da temporada passada para conseguir ser mais constante e ficar com o título do Brasileiro.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

JUCA KFOURI

Alguma dúvida? Faz com o Galo o que fez com o Santos. E não são apenas os resultados que importam, mas a curiosidade que ele desperta em quem gosta de futebol por ver seus times jogarem. Está anos-luz à frente dos treinadores brasileiros.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Sobra. Como fez no Santos ano passado, o time joga um futebol que supera o de outras equipes. Ano passado teve a concorrência de Jorge Jesus no Flamengo, que tinha um elenco muito melhor. Em 2020 o Atlético tem bons atletas e os rivais não estão jogando tão bem. Em campo é o melhor.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Entre a maioria dos brasileiros sobra, muito. Os estrangeiros que com ele concorrem no momento ainda têm a seu favor a atenuante de estarem se adaptando ao futebol praticado no país, merecem um crédito de confiança. Assim como jovens treinadores, como Rogério Ceni, que faz bom trabalho e é um técnico em formação, podemos dizer. Mas obviamente Jorge Sampaoli hoje é melhor do que os profissionais locais em atividade no mercado nacional, assim como na comparação com Eduardo Coudet e Domènec Torrent.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

Sampaoli é o melhor disparado. É um professor. É muito melhor que Tite.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Sampaoli é o melhor técnico que pisou no país nos últimos tempos. O que ele fez com o Santos no ano passado já foi fantástico. E hoje, com o bom time do Galo, ele deve ganhar o Brasileirão com um pé nas costas. Aliás, em um hipotético duelo entre o Flamengo de Jesus e o Atlético-MG de Sampaoli, o Galo certamente levaria a melhor.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Sampaoli sobra não só pelo que o Galo faz em campo, mas pela sequência de bons trabalhos no país. Seu desempenho com o Santos em 2019 já foi excelente. Aliás, também com o Peixe, Cuca merece elogios em 2020.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Sim. O trabalho de Sampaoli é bem superior aos demais. No ano passado, já foi excelente, superado apenas pelo de Jorge Jesus. Agora, sem o português, está sobrando na turma. Ao menos até que Domènec Torrent entenda as principais características do espetacular elenco que tem nas mãos e adapte o seu jogo posicional para dar a devida liberdade a jogadores como Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Gérson e Bruno Henrique.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODOLFO RODRIGUES

No Brasileirão, até aqui, sim. O Galo tem o melhor ataque (25 gols), é o time que mais finaliza e o terceiro em posse de bola (atrás de Flamengo e Athletico-PR). Único 100% em casa (6 vitórias), o time de Sampaoli impressiona pelo volume de joga e a busca pelo gol nas partidas, algo raro nesse Brasileirão. Apenas Flamengo e Grêmio têm essa característica hoje. Mas acho que ainda é cedo e que o Galo precisa manter essa pegada para ganhar o Brasileiro. Foi disputado apenas um terço do campeonato e a história mostrou, tanto para o Atlético-MG, quanto para Sampaoli (que era o líder em 2019 na mesma 13ª rodada), que não dá para relaxar.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

Atlético-MG