Topo

Flamengo inicia maratona caseira com novos nomes e ideia de Dome mais forte

Jogadores do Flamengo festejam um dos gols da goleada sobre o Del Valle - Alexandre Vidal/Flamengo
Jogadores do Flamengo festejam um dos gols da goleada sobre o Del Valle Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/10/2020 04h00

O time do Flamengo passou com louvor pelo surto de Covid-19, apresentou novas alternativas a Domènec Torrent e ganhou novo fôlego para a sequência da temporada. Hoje (4), a equipe recebe o Athletico Paranaense, às 16h, no Maracanã, e inicia uma série de compromissos em casa vista como vital no clube.

Já classificado para as oitavas de final da Libertadores, a equipe volta as suas baterias para a briga pelo bi do Campeonato Brasileiro. Ainda que a campanha não seja a esperada pela torcida, a percepção interna é de que a entrada dos jovens e as vitórias sobre Barcelona e Independiente Del Valle, além do empate com o Palmeiras, renovaram a confiança do Rubro-negro em si próprio.

Após encarar o Furacão, o Flamengo recebe as visitas de Sport, Goiás e Red Bull Bragantino, saindo "de casa" apenas para o duelo com o rival Vasco, marcado para São Januário. Uma pausa nos deslocamentos foi muito festejada pela comissão técnica, que vê mais possibilidades para trabalhar no Ninho do Urubu.

Mesmo que fora de combate por conta da doença, Dome viu suas ideias saírem ainda mais fortalecidas por força das circunstâncias. Adepto da tese de que todos devem ter chances e que o grupo é o mais importante, o espanhol colocou em prática suas ideias com o cenário vivido, e o Flamengo ganhou nomes como Hugo, Natan, Ramon e Guilherme Bala. Obcecado por treinamentos, Torrent também sabe que essa série no Rio de Janeiro é uma rara janela de oportunidades.

"Precisamos também enaltecer os meninos que fizeram jogos excelentes contra o Palmeiras e também contra o Del Valle. Muitos deles estreando e contra adversários muito fortes. Mesmo assim, chamaram a responsabilidade e nos ajudaram demais", disse Bruno Henrique.

Passados os dias mais críticos dos casos em massa no Flamengo, o elenco vai se recompondo e recobrando a força. Há a tendência que jogadores que tenham sido infectados na segunda leva, casos de Rodrigo Caio, Everton Ribeiro e Leo Pereira, por exemplo, possam reaparecer no jogo contra os paranaenses.

Jogadores que foram contaminados antes, Isla, Filipe Luís, Diego, Michael, Bruno Henrique e Vitinho também devem ficar às ordens. Os seis iniciaram o jogo contra o Del Valle no banco e voltaram a trabalhar forte essa semana.

Dome segue sintomático e ainda não voltará ao comando do time, que será entregue ao auxiliar Jordi Gris. Depois de de Jordi Guerrero testar positivo, restou ao profissional a missão de dirigir o time.

FLAMENGO X ATHLETICO

Data: 4/10/2020
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Flamengo Hugo; Isla, Natan, Noga e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson e Arrascaeta, Bruno Henrique, Pedro e Vitinho . Técnico: Jordi Gris

Athletico
Santos; Zé Ivaldo, Pedro Henrique, Lucas Halter e Abner; Jaime Alvarado, Christian, Jorginho (Ravanelli) e Léo Cittadini; Fabinho (Geuvânio) e Renato Kayzer Técnico: Eduardo Barros.