Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

OPINIÃO

Blogueiros: Quem se deu bem e quem deu azar no sorteio da Champions?

PSG de Neymar tem grupo difícil pela frente: Manchester United, RB Leipzig e Istambul Basaksehir - Manu Fernandez/Pool via Getty Images
PSG de Neymar tem grupo difícil pela frente: Manchester United, RB Leipzig e Istambul Basaksehir Imagem: Manu Fernandez/Pool via Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

01/10/2020 14h58

A Uefa sorteou hoje (1) as chaves dos 32 times envolvidos na Liga dos Campeões 2020/21. O principal destaque fica os confrontos entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, uma vez que Barcelona e Juventus caíram no mesmo grupo, o G (veja mais abaixo como ficaram os oito grupos).

Com as chaves definidas, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: Quem se deu bem e quem deu azar no sorteio da Uefa?

ANDRÉ ROCHA

Times de Manchester em lados opostos. City ficou com um grupo bastante acessível, como favorito destacado, mesmo que a fase do time de Guardiola não seja das melhores. Já o United terá trabalho contra PSG e Leipzig.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

O grupo H, com PSG, United e RB Lepzig promete uma disputa interessante. Liverpool também tem dois adversários fortes no grupo, Atalanta e Ajax. Nos outros, as duas vagas não devem apresentar surpresas.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

Ficou muito bom para Bayern, Real Madrid, City e Liverpool. Complicou para o United. O Barcelona e a Juve devem passar, impossível dizer quem em primeiro lugar.

Leia o blog do Juca.

JULIO GOMES

Na Champions, é o contrário da Copa do Brasil. Há claros favoritos nos grupos - e estamos falando de grupos, não de mata-mata. Entre os favoritos, o Liverpool é quem corre menos riscos. Pegou um grupo realmente tranquilo. O Real Madrid é quem corre algum risco, ainda que pequeno, pois tem um time ainda em formação e enfrenta adversários perigosos. O Paris, de Neymar, tem um grupo teoricamente difícil, mas é muito superior à concorrência.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Juventus x Barcelona, Messi x CR7, será a atração dessa fase de grupos. A tendência, porém, é que os dois classifiquem sem problemas contra Ferencvaros e Dínamo Kiev. O Grupo do Bayern de Munique é interessante, o atual campeão pegará o forte Atlético de Madri e o time austríaco da Red Bull, que sempre tem bom investimento. O grupo mais forte, porém, é PSG, Manchester United, Leipzig e Istambul (esse o coadjuvante). Franceses ou ingleses podem ficar fora.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

O grupo B parece ser o mais complicado. Borussia pode assustar Real e Inter.

O grupo C tem facilidade para o City. O Liverpool deve passar e a briga é pelo segundo lugar, com Ajax e Atalanta.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

O Chelsea, que jamais deveria ter vencido aquela Liga dos Campeões de 2012 (tudo aquilo para perder o Mundial para o Corinthians, pô?), caiu no grupo mais fácil. Disputará a liderança da chave com o Sevilla, o "Rei da Liga Europa".

Quem deu azar foi o PSG de Neymar. Terá que suar muito para superar United e RB Leipzig e avançar.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Entre os mais fortes, Chelsea se deu bem, caiu no grupo menos complicado. Brigas duras nos grupos A, B, D, G e H.

Leia o blog do Perrone.

RAFAEL REIS

Partindo do pressuposto de que não era cabeça de chave e, portanto, poderia cair no grupo de qualquer campeão nacional (menos o da Inglaterra), o Manchester City talvez seja o time que menos pode reclamar do sorteio. Porto, Olympiacos e Olympique de Marselha estão a alguns anos-luz do time de Pep Guardiola e não devem impor resistência nas partidas da fase de grupos. Por outro lado, a sorte não sorriu nem um pouco para Paris Saint-Germain, RB Leipzig e Manchester United. Em tese, são três times de nível suficiente para passar para as oitavas de final. Mas, necessariamente, um deles terá de ficar pelo caminho. O estreante Istambul Basaksehir, da Turquia, deve ser o figurante da chave, mas é capaz de tirar alguns pontos do trio de favoritos.

Leia o blog do Rafael Reis.

RODOLFO RODRIGUES

Entre os favoritos ao título, se deram bem no sorteio: Bayern Munique, Manchester City, Chelsea e Borussia Dortmund. Também principais, se deram mal: Real Madrid, Paris Saint-Germain e Manchester United. O Liverpool, apesar de ter dois bons adversários (Atalanta e Ajax), deverá passar. Já Barcelona e Juventus, dois gigantes, caíram no mesmo grupo, mas deverão avançar sem dificuldades. Sevilla, Porto e Atlético de Madri são outros candidatos às vagas das oitavas.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

RODRIGO MATTOS

É bem possível que o grupo H tenha uma disputa mais acirrada pela vaga já que reúne dois times ricos, PSG e Manchester United, e tradicionais a um ascendente como o Red Bull Leipizig. Fora o PSG, entre os favoritos, o Liverpool talvez tenha o grupo com dois adversários mais difíceis já que Atalanta e Ajax costumam apresentar bom futebol. Os outros grupos todos têm favoritos claros as duas vagas, principalmente Barcelona e Juventus, e Bayern de Munique e Atlético de Madrid, Real Madrid e Inter de Milão.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.

Veja como ficou a divisão dos grupos

Grupo A: Bayern de Munique, Atlético de Madri, Red Bull Salzburg e Lokomotiv Moscou

Grupo B: Real Madrid, Shakhtar Donetsk, Inter de Milão e Borussia Monchengladbach

Grupo C: Porto, Manchester City, Olympiacos e Olympique de Marselha

Grupo D: Liverpool, Ajax, Atalanta e Midtylland

Grupo E: Sevilla, Chelsea, Krasnodar e Rennes

Grupo F: Zenit, Borussia Dortmund, Lazio e Club Brugge

Grupo G: Juventus, Barcelona, Dinamo Kiev e Ferencvaros

Grupo H: PSG, Manchester United, RB Leipzig e Istambul Basaksehir