Topo

Grêmio fez Tonhão virar Rodrigues, recusou oferta do Porto e quer renovar

Alexandre Schneider/Getty Images
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/09/2020 04h00

Rodrigues, autor do segundo gol do Grêmio na vitória sobre a Universidad Católica-CHI na terça-feira, chegou a Porto Alegre como Tonhão. Garimpado pelo clube gaúcho no ABC-RN, o zagueiro adotou outro nome assim que assinou com o clube gaúcho. E recentemente, quase foi parar em Portugal. O Porto tentou negócio para levar o jogador ao time B.

Aos 22 anos, Tonhão tem contrato até dezembro de 2022. E na bagagem, ainda a história de ter começado a carreira como centroavante. Aos 16 anos, foi para a defesa não saiu mais.

Foi como zagueiro que Antonio Josenildo Rodrigues de Oliveira, natural do Rio Grande do Norte, passou pelo Cruzeiro — que não exerceu opção de compra dos direitos econômicos. Em 2018, o Grêmio fechou empréstimo com o ABC e depois adquiriu percentual do jogador.

O mentor da troca de nome é desconhecido, mas o Grêmio confirma que decidiu mudar o jeito que o jovem reforço deveria ser chamado. Em determinado momento, o próprio clube cometeu equívoco e chamou de Rodriguez, com 'z'. O ruído de comunicação durou poucas semanas.

Além de trocar de nome, em Porto Alegre Rodrigues ganhou tempo para desenvolver atributos como imposição e velocidade. A história de ter começado no ataque é real e apareceu no jogo contra a Católica. Mais de uma vez, ao longo da partida, o zagueiro apareceu na área rival. Disparou de um lado para o outro do campo. Foi orientado a atacar o espaço, quando possível.

"A gente estava brincando antes do jogo. Falei a ele, disse que ia ser eu ou ele o melhor do jogo? Ele merece muito esse gol", comentou Pepê, meia-atacante do Grêmio. "É um garoto que tem bastante humildade e procura escutar os mais experientes e ir trabalhando à espera de oportunidade. Ele sabia que uma hora ia ter chance", elogiou David Braz.

Antes da pandemia e da suspensão do futebol, Rodrigues esteve perto de deixar o Grêmio. O clube gaúcho recebeu contato do Porto, de Portugal, interessado em negociar a compra dos direitos do zagueiro. O plano lusitano era levar o jogador, deixa-lo no time B e preparar para possível promoção no futuro. Os dirigentes gremistas não toparam.

Titular contra Internacional e Católica-CHI, Rodrigues confirmou a aposta de Renato Gaúcho. O treinador é um dos maiores entusiastas do jogador, inclusive sendo capaz de deixar Ruan um degrau abaixo na hierarquia dos zagueiros jovens do clube.

O Grêmio já abriu negociação para renovar contrato de Rodrigues. O tempo de contrato e os valores, de salário de multa rescisória, são motivo de tratativas. O nome e a função, não.