Topo

Fluminense

Formação com centroavante dá resposta positiva e "indica caminho" no Flu

Técnico Odair Hellmann dá instruções em treino do Fluminense - Lucas Merçon / Fluminense F.C
Técnico Odair Hellmann dá instruções em treino do Fluminense Imagem: Lucas Merçon / Fluminense F.C

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

30/09/2020 04h00

A goleada sobre o Coritiba, mais que aliviar a pressão que rondava o Fluminense nos últimos dias, pode ter indicado um caminho ao técnico Odair Hellmann no que diz respeito ao esquema tático. A resposta positiva veio em uma partida em que o Tricolor voltou a atuar com uma referência no ataque.

No 4-3-3 desenhado pelo comandante, Fred, que retornou após 19 dias, foi titular e atuou ao lado Wellington Silva e Michel Araújo. Desde a saída de Evanilson, vendido ao Porto, de Portugal, no começo do mês, o treinador vinha realizando testes de "falso 9", mas o setor não conseguia engrenar.

Marcos Paulo e Luiz Henrique foram dois nomes que atuaram na função de forma improvisada no decorrer deste período. Os resultados obtidos — principalmente as derrotas para Sport, no Brasileiro, e Atlético-GO, na Copa do Brasil —, porém, ligaram o sinal de alerta quanto ao rendimento e, principalmente, aproveitamento do time em uma formação sem um centroavante de ofício.

Paralelamente a isso, Fred busca uma sequência de jogos neste retorno às Laranjeiras. Anunciado durante a paralisação das atividades por conta da pandemia de coronavírus, o ídolo tricolor enfrentou diversos obstáculos e ainda não deslanchou.

Um incômodo no pé direito, um problema ocular e o teste positivo para Covid-19, foram alguns dos contratempos que o camisa 9 enfrentou nos últimos meses. Agora, porém, há a expectativa de que possa voltar a ser peça importante para o time, como foi na vitória no clássico com o Vasco, pelo Brasileiro. Este, por sinal, foi o único gol nos dez jogos que fez até aqui.

Felippe Cardoso, que não estava com muito espaço no elenco, substituiu Fred diante do Coxa, entrou bem e pode voltar a figurar como opção a Odair para o setor.

Lucca mais próximo

Acertado com o Fluminense, Lucca chega ao Rio de Janeiro na próxima semana  - Divulgação/Al Khor - Divulgação/Al Khor
Imagem: Divulgação/Al Khor

Além de Fred e Felippe Cardoso, o elenco deve ter uma nova opção em breve. Lucca, ex-Corinthians, está perto de ser anunciado como reforço pela diretoria do Tricolor. Ele chegou ao Rio de Janeiro ontem (29) para a realização de exames médicos e finalizar detalhes para que o acerto possa ser concretizado. A informação foi publicada, primeiramente, pela Rádio Globo.

O atacante, que estava no Al Khor, do Qatar, trabalhou com Odair Hellmann no Internacional, em 2018. Apesar de, originalmente, ser ponta, a comissão técnica acredita que ele poderá desempenhar uma função mais central.

O setor ofensivo pode ter ainda outra novidade. O clube tem negociações também por Léo Jabá, que atualmente está no PAOK, da Grécia. Se todos os trâmites forem ultrapassados, o jogador, que atua pelos lados do campo, vai chegar por empréstimo.

Fluminense