Topo

Flamengo esquece vingança e pega Del Valle em duelo com a marca da Covid-19

Pedro comemora gol de empate do Flamengo contra o Palmeiras. Time encara o Del Valle - Marcello Zambrana/AGIF
Pedro comemora gol de empate do Flamengo contra o Palmeiras. Time encara o Del Valle Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/09/2020 04h00

Então soberano na América do Sul, o Flamengo viu a sua paz abalada após perder por 5 a 0 para o Independiente del Valle (EQU), resultado que representou a pior derrota do clube na sua história na Copa Libertadores. Hoje (30), as equipes voltam a se enfrentar, às 21h30, no Maracanã, mas o surto de Covid-19 que assola os dois lados esfriou os ânimos e arrefeceu o desejo de vingança do Rubro-Negro.

A pandemia não diminuiu a sede de vitória no Fla, é claro, mas o cenário fez com que os rubro-negros adotassem o pragmatismo. Ante o cenário de 19 atletas contaminados desde os dois jogos no Equador, o Flamengo vive um dia de cada vez e tenta se adequar ao seu "novo normal". O rival, por sua vez, já tem oito baixas para o jogo e a conta pode subir até a hora de a bola rolar.

Da primeira leva de infectados do time carioca, Diego, Isla, Matheuzinho, Michael, Vitinho, Filipe Luís e Bruno Henrique são aqueles com possibilidades de irem a campo, visto que já teriam cumprido o prazo regulamentar de resguardo.

Vitinho testou negativo e está liberado, mas Filipe Luís, por sua vez, segue com o vírus em circulação e será desfalque certo nesta noite no Rio de Janeiro. Ainda que os diagnósticos sejam negativos, a escalação dos atletas será debatida de forma criteriosa. A força da doença e o tempo de quarentena forçada são fatores determinantes para esta análise.

Até segunda ordem, os atletas que estão às ordens do auxiliar Jordi Guerrero são César, Hugo Souza, João Fernando, Natan, João Lucas, Ramon, Lázaro, Gerson, De Arrascaeta, Thiago Maia, Pedro, Lincoln, Vitinho e Guilherme Bala.

Mesmo diante dos protocolos, o Flamengo tem até a possibilidade legal de contar com peças que tenham cumprido o prazo estipulado de dez dias desde o primeiro diagnóstico positivo, o que inclui até o lateral esquerdo.

A Conmebol vai avaliar o caso e admite a liberação porque já passaram deste período. A resposta depende de análise das condições de saúde do atleta. Pela norma da entidade, só é possível que jogadores atuem se tiverem teste negativo para coronavírus. Mas, caso já tenham passados esses dias, o jogador poderá atuar se estiver assintomático e apresentar exames complementares. Isso se baseia na regra da OMS (Organização Mundial da Saúde) que entende que, após este intervalo, as atividades estão liberadas.

Apesar desta brecha regulamentar, dificilmente o Fla mandará para o jogo alguém que não tenha ao menos o exame negativo. Os riscos não compensariam e o clube se encheu de ânimo com a atuação dos jovens no empate por 1 a 1 contra o Palmeiras. Com tantos desfalques, jovens do Ninho do Urubu serão novamente lançados.

Tidos como dois dos times mais técnicos do continente, Fla e Del Valle têm nove pontos e dividem a liderança do Grupo A. Em caso de vitória, o Rubro-Negro se classifica desde que o Junior de Barranquilla (COL) não bata o Barcelona (EQU). Em dia de decisão no Maracanã, o plano é passar ileso e somar ao menos um ponto, ainda que isso signifique arrastar a caminhada pela vaga até a última rodada.