Topo

Sem Honda, Bota trava de novo e vira "rei do empate" no Brasileiro

Vitor Silva/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, em São Paulo

28/09/2020 04h00

Neste domingo, o Botafogo conseguiu seu oitavo empate no Campeonato Brasileiro de 2020 ao ficar no 1 a 1 diante do Atlético-GO. Além disso, o time teve mais um desempenho ofensivo abaixo do esperado sem a presença da grande estrela do atual elenco, o meia Keisuke Honda, que foi poupado pelo técnico Paulo Autuori.

Se considerar o jogo diante do Santos, em que Honda entrou apenas aos 31 minutos do segundo tempo, o Fogão tem três empates, uma derrota e apenas uma vitória sem o atleta japonês. Como o treinador botafoguense já disse em entrevistas coletivas anteriores, a ideia é de realmente descansar os jogadores quando possível e, por isso, achar um substituto pode ser um dos objetivos do comandante nas próximas semanas.

Vale destacar que a equipe carioca também sofreu com a perda do atacante Luiz Fernando, que assinou por empréstimo com o Grêmio até final de 2021. Apesar de ser bem ofensivo, o atleta ajudava na criação de jogadas e na marcação no meio-campo.

O desempenho sem o jogador asiático é um dos motivos para a equipe ter uma campanha praticamente só de empates. Neste momento, o Botafogo está na 18ª colocação com 11 pontos, sendo uma vitória, oito empates e duas derrotas. Ou seja, em apenas uma rodada o torcedor alvinegro conseguiu comemorar os três pontos.

Os oito empates se tornam um número marcante por dois motivos. O primeiro por ser exatamente o dobro do que o time conseguiu em todas as 38 rodadas do ano passado e o segundo por ser a mesma quantidade que a equipe teve nas campanhas de 2005, 2008, 2011 e 2016.

O foco da equipe agora é no confronto diante do Bahia, no próximo dia 30. A partida é válida pela primeira rodada e, após esse jogo, o clube carioca terá pela primeira vez o mesmo número de partidas disputadas que os outros times deste Brasileirão.