Topo

Palmeiras

OPINIÃO

Blogueiros: Luxemburgo ainda é capaz de treinar um time de ponta?

Vanderlei Luxemburgo comanda o Palmeiras na partida contra o Flamengo - Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF
Vanderlei Luxemburgo comanda o Palmeiras na partida contra o Flamengo Imagem: Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

28/09/2020 13h06

Resumo da notícia

  • Blogueiros analisam se Luxemburgo ainda é capaz de treinar um time de ponta
  • "Ele se transformou em mais um resultadista medíocre", analisa Juca Kfouri
  • Perrone: "Futebol poderia ser melhor, mas não merece mais críticas do que elogios"
  • Renato Prado: "Faz tempo que os trabalhos mostram como ele perdeu a mão"

O Palmeiras voltou a ter problemas de criação e ficou apenas no empate por 1 a 1, em casa, diante de um Flamengo que entrou em campo totalmente desconfigurado por conta do surto de coronavírus. Foi o sétimo empate do time alviverde em 11 jogos do Campeonato Brasileiro.

Jogando com os titulares, o Palmeiras até teve domínio da posse de bola, mas não ofereceu perigo ao Flamengo, que ficou mais perto do segundo gol do que o Alviverde.

Diante deste cenário, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: O desempenho do Palmeiras é uma prova de que Vanderlei Luxemburgo não é mais capaz de comandar um time de ponta? Veja o que eles responderam:

ANDRÉ ROCHA

Difícil dar uma resposta definitiva. Pessoas repensam seus atos, suas carreiras e podem mudar as práticas. Mas diante da autossuficiência e do discurso de Luxemburgo é difícil vislumbrar uma mudança. A atuação do Palmeiras ontem foi mesmo constrangedora. Completo e diante de um time esfacelado não conseguiu se impor. Parece sintomático.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Luxemburgo é um técnico vencedor e tem uma história que comprava sua capacidade de montar equipes campeãs. Acontece que desde a seleção brasileira e a volta do trabalho no Real, parece que perdeu o interesse pelo estudo do jogo. O trabalho no Vasco deu uma esperança de que ele pudesse ter reconquistado esse hábito necessário, mas o trabalho até agora no Palmeiras faz com essa dúvida volte ao debate.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

Não, tanto que ele está comandando. Mal, mas comandando. E invicto. É apenas a prova que ele se transformou em mais um resultadista medíocre, cujo medo de perder tirou a vontade de vencer...

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Curiosamente o time de Vanderlei Luxemburgo é bem ajustado defensivamente. Mas, pelo menos pelo que disse, não foi para isso que Mauricio Galiotte o contratou. O presidente queria um time ofensivo, diferente do perfil dos dois últimos treinadores, Felipão e Mano Menezes. Pois ganhou um Luxemburgo que de longe não é o mesmo de anos atrás que montou um time bem defensivamente, mas com problemas ofensivos. Luxemburgo parece ter achado uma escalação, o que já foi um avanço. Mas depois de uma leve evolução, justamente por parar de mudar a escalação, o desempenho sofrível contra o time de garotos do Flamengo mostrou que é bem improvável que o Palmeiras jogue um futebol convivente com Luxemburgo.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Precisa provar? Sério?

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

Não. O trabalho não tem brilho e ousadia, mas afirmações definitivas sobre um grande treinador podem ser desmentidas a qualquer momento.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Vanderlei é totalmente capaz de comandar um time de ponta. Tanto que está hoje em um dos "primos ricos" do futebol brasileiro. O que esquecem de dizer é que no Palmeiras de hoje ele já não tem à disposição as 'seleções' que tiveram recentemente Roger Machado, Marcelo Oliveira, Eduardo Baptista, Felipão, Mano Menezes...

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Pelo contrário, pra mim Luxemburgo está provando continuar capaz de dirigir um time de ponta. Confesso que não acreditava nisso quando ele foi anunciado pelo Palmeiras. Porém, com Luxa, o alviverde foi campeão paulista, terminou o último domingo como quarto colocado do Brasileirão, invicto, e lidera seu grupo na Libertadores. O futebol apresentado poderia ser melhor, mas, com esses resultados, acho que o treinador não merece mais críticas do que elogios.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Faz tempo que os trabalhos de Vanderlei Luxemburgo mostram como ele perdeu a mão. Seus discursos motivacionais já não encantam como antes e em termos táticos e estratégicos está cada vez mais ultrapassado. O que o seu Palmeiras não joga é apenas mais uma evidência.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODOLFO RODRIGUES

Luxa deixou de ser um ótimo treinador há muito tempo. Nos últimos 10 anos vem patinando e deixando de fazer trabalhos acima da média. Não é dos piores, tanto que levou o Palmeiras ao título estadual, coisa que outros não conseguiram nos últimos anos. Além disso, promoveu garotos da base com êxito, algo que os últimos técnicos não fizeram por lá. Mas, pelo elenco que tem na mão, poderia fazer o time render muito mais.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

Palmeiras