Topo

Barcelona

O que mudou no Barcelona após vexame de 8 a 2 contra o Bayern de Munique?

Lionel Messi, durante goleada do Bayern de Munique contra o Barcelona - UEFA/Handout via Xinhua
Lionel Messi, durante goleada do Bayern de Munique contra o Barcelona Imagem: UEFA/Handout via Xinhua

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/09/2020 04h00

O Barcelona faz a sua estreia no Campeonato Espanhol 2020/21 hoje, contra o Villareal, no Camp Nou, às 16h (de Brasília). Será o primeiro jogo oficial da equipe após o vexame histórico no 8 a 2 sofrido contra o Bayern de Munique nas quartas de final da Liga dos Campeões da temporada passada.

Após a humilhação diante a equipe bávara, que ficou com título da principal competição europeia, o zagueiro Gerard Piqué deixou o campo dizendo que o clube precisa de uma 'mudança em todos os sentidos'.

O UOL Esporte listou algumas mudanças que ocorreram desde aquela partida até o dia de hoje, quando o time catalão faz sua estreia pelo campeonato nacional.

Mudança no comando técnico

Koeman - Miguel Ruiz/FC Barcelona - Miguel Ruiz/FC Barcelona
Ronald Koeman comanda treino a frente do Barcelona
Imagem: Miguel Ruiz/FC Barcelona

Três dias após a goleada história na Champions, o Barcelona anunciou a demissão do técnico Quique Sétien. Para o seu lugar, a equipe azul e grená optou pela chegada de Ronald Koeman — ídolo do clube nos anos 90 — e que estava dirigindo a seleção holandesa.

Saída de nomes importantes

Luis Suárez - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

A escolha dos dirigentes do Barça por Koeman foi pela ideia de reformulação. Com a chegada do holandês os meio-campistas Arturo Vidal, Artur e Ivan Rakitic deixaram o clube, além do atacante Luis Suárez e o lateral Semedo — que apesar de ser jovem, não encontrou seu futebol no clube e foi para o Wolverhampton, que disputa a primeira divisão do Campeonato Inglês.

Artur já havia sido negociado com a Juventus, Vidal foi contratado pela Inter de Milão, Rakitic retornou ao Sevilla e Suárez foi para o Atlético de Madri.

Dança das cadeiras nos bastidores

abidal - Soccrates Images/Getty Images - Soccrates Images/Getty Images
Imagem: Soccrates Images/Getty Images

Outro reflexo da goleada histórica foram as mudanças nos cargos de dirigentes do clube. O ex-jogador Eric Abidal, que era diretor esportivo da equipe, foi demitido. O diretor executivo Óscar Grau também teve o mesmo fim do francês.

Atual elenco

Barcelona 2020 - Pedro Salado/Quality Sport Images/Getty Images - Pedro Salado/Quality Sport Images/Getty Images
Imagem: Pedro Salado/Quality Sport Images/Getty Images

Nos amistosos que o Barcelona fez nesta pré-temporada, Koeman escalou a equipe com o brasileiro Neto no gol, já que Ter Stegen se recupera de lesão, e na defesa deu chance ao jovem zagueiro uruguaio Ronald Araújo. A dupla de volantes foi formada por Sergio Busquets e De Jong.

Já no ataque o holandês fez dois testes: um quarteto formado por Francisco Trincão, Messi, Coutinho e Griezmann; e um trio de ataque com o astro argentino, o atacante francês e a promessa Ansu Fati; com Coutinho um pouco mais recuado no meio-campo. O jovem Pedri, contratado junto ao Las Palmas, também recebeu algumas oportunidades, mas deve ficar como opção no banco.

Sergi Roberto, Piqué, Alba e Busquets são nomes que continuam com prestígio mesmo com o novo comandante e devem iniciar a estreia como titulares.

Barcelona