Topo

Goiás arranca empate com Ceará no fim e deixa a lanterna do Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

27/09/2020 20h16

Ceará e Goiás se enfrentaram pela 12ª rodada do Brasileirão 2020 na noite deste domingo (27) na Arena Castelão, em Fortaleza, no Ceará. O jogo terminou empatado em 2 a 2, com gols de Rafael Moura, Charles, Vina e David Duarte.

Com o resultado, o Ceará fica com 14 pontos e cai uma posição, ocupando o 12º lugar na tabela. Já o Goiás chegou aos nove pontos com o empate e pelo saldo de gols, ultrapassou o Bahia e deixou a lanterna do campeonato.

Na próxima rodada, o Ceará viaja a São Paulo para enfrentar o Palmeiras, em jogo que acontece no sábado (3). O Goiás receberá o Santos em casa para o confronto que acontece domingo (4).

Quem foi bem: Vina

O meio-campo do Ceará comandou a pressão para cima do adversário e finalizou diversas vezes no gol de Tadeu. Apesar de ter sido flagrado em posição de impedimento pelo menos três vezes, finalmente conseguiu acertar a bola e marcar o gol de virada para sua equipe.

Quem foi mal: Vinícius

O atacante do Goiás mal tocou na bola durante o jogo e pouco fez para ajudar sua equipe a se manter em vantagem. Com atuação apagada, Vinícius foi substituído no segundo tempo por Douglas Baggio, o que fez o Esmeraldino melhorar um pouco o rendimento.

Atuação do Ceará

O Vozão se assustou ao levar um gol com apenas dois minutos de jogo e passou a ditar o ritmo da partida, com pressão alta para cima do Goiás. Aumentou o volume de jogo no campo de ataque durante o primeiro tempo e bombardeou a defesa do rival com chutes, mas o goleiro esmeraldino levou a melhor.

O Vozão voltou com o mesmo ritmo para a segunda metade do jogo e com sete minutos de pressão, conseguiu o gol de empate. Ao manter a pressão para cima do adversário, o time da casa fez o gol de virada com Vinícius. No entanto, levou o gol de empate nos acréscimos.

Atuação do Goiás

O Goiás abriu o placar logo no início do jogo e se fechou na defesa diante dos ataques do Ceará. Subiu poucas vezes para tentar um segundo gol no primeiro tempo, sem sucesso, e se esforçou para aguentar a pressão do Vozão no Castelão. O goleiro Tadeu impediu que o time tomasse o gol de empate ainda na primeira metade da partida.

No segundo tempo, a equipe teve dificuldades em se manter com a bola e acabou tomando o gol de empate e o de virada. O Goiás ainda perdeu uma chance de empatar o jogo após um vacilo de Fernando Prass em uma cobrança de falta, mas correu atrás e conseguiu marcar o segundo gol no fim do jogo.

Cronologia do jogo

O jogo começou agitado com uma bola no travessão mandada pelo Ceará, mas a resposta veio em seguida com um gol do Goiás logo no segundo minuto. O time da casa pressionou o visitante no primeiro tempo e teve maior posse de bola, mas não conseguiu atravessar a defesa de Tadeu na tentativa de empatar a partida.

No segundo tempo, o Vozão continuou pressionando o visitante e conseguiu o gol de empate. Sem deixar o ritmo de pressão cair, o Esmeraldino encontrou dificuldades em se manter com a posse de bola e acabou levando o gol de virada do Ceará. Após perder um gol com uma cobrança de falta na meia-lua, o Goiás correu atrás do prejuízo e conseguiu um gol de empate nos acréscimos da partida.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 2 X 1 GOIÁS

Competição: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 27/09/2020, às 18h15
Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC), Johnny Barros de Oliveira (SC) e Leo Simão Holanda (CE)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões Amarelos: Eduardo, Tiago, Fernando Sobral (Ceará); Keko, Lucão do Break, Rafael Moura, Heron (Goiás)
Gol: Charles e Vina (Ceará); Rafael Moura (Goiás)

CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago (Gabriel Lacerda), Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles, Ricardinho (Marthã), Felipe Baxola (Mateus Gonçalves), Fernando Sobral e Vina (Wescley); Rafael Sobis (Cléber). Técnico: Guto Ferreira.

GOIÁS: Tadeu; Edílson, Fábio Sanches (Heron), David Duarte e Caju; Breno, Sandro e Daniel Bessa (Ignácio Jara); Vinícius (Douglas Baggio), Rafael Moura (Lucão do Break) e Keko (Daniel Oliveira). Técnico: Thiago Larghi.