Topo

Messi e Benzema são únicos remanescentes dos trios históricos MSN e BBC

Trios de ataques poderosos são os destaques de Barça e Real - Albert Gea/Patrick Stollars
Trios de ataques poderosos são os destaques de Barça e Real Imagem: Albert Gea/Patrick Stollars

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/09/2020 04h00

O Barcelona acertou nesta semana a transferência de Luis Suárez para o Atlético de Madri, e o Real Madrid selou o empréstimo de Gareth Bale, que retorna ao Tottenham. Sendo assim, os trios MSN e BBC, como ficaram conhecidos os ataques históricos formados por Messi, Suárez e Neymar; Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo respectivamente, só tem dois remanescentes: o astro argentino e o atacante francês.

A saída de Neymar para o PSG em 2017 desmanchou o trio de ataque, que junto conquistou nove títulos: uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Supercopa da Uefa, uma Supercopa da Espanha, três Copas do Rei e dois Campeonatos Espanhóis.

O trio MSN atuou junto da temporada 2014/15 até a 2016/17, se despedindo do futebol espanhol com 364 gols marcados e com 211 assistências distribuídas. Nas 110 partidas que os três atuaram juntos, o Barcelona venceu 84 vezes — um aproveitamento de 76%.

No caso do Real Madrid, o tridente ofensivo se desfez em julho de 2018 — quando Cristiano Ronaldo acertou sua ida a Juventus. Enquanto jogaram juntos, desde a temporada 2013/14 até a 2017/18, eles marcaram 442 gols e deram 170 assistências.

Foram 15 títulos conquistados: quatro Liga dos Campeões, uma Copa do Rei, três Supercopa da Uefa e quatro Mundiais de Clubes, um Campeonato Espanhol, duas Supercopas da Espanha.

Em fase de reformulação, o técnico Ronald Koeman utilizou no último amistoso do Barcelona um trio de ataque formado por Messi, Griezmann e Ansu Fati — jovem espanhol que é considerado uma grande promessa.

Já o comandado por Zinedine Zidane contou com Rodrygo e Vinicius Junior ao lado de Benzema, no último amistoso contra a Real Sociedad, já que Hazard apresentou problemas físicos em sua volta das férias.