Topo

Grêmio e Palmeiras é laboratório de Renato para 3 coisas de olho no Gre-Nal

Elvis Gonzalez - Pool/Getty Images
Imagem: Elvis Gonzalez - Pool/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/09/2020 04h00

Grêmio e Palmeiras, hoje, tem jeito de pista de testes para Renato Gaúcho. Às vésperas do Gre-Nal 427, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, o treinador precisa encontrar novas alternativas e ver a reação do elenco diante das críticas e protestos da torcida. O resultado no duelo da 11a rodada do Campeonato Brasileiro importa tanto quanto o ânimo.

O jogo na Arena do Grêmio começa às 16h (de Brasília).

Volantes

Sem Maicon, lesionado, Renato Gaúcho precisa encontrar uma formação de meio-campo que seja criativa e dinâmica. A dupla Darlan e Matheus Henrique jogou no Chile e não agradou. Lucas Silva, antigo suplente com cara de décimo segundo jogador, perdeu espaço. Antes do jogo em Santiago, a comissão técnica cogitou jogar com os três juntos. Em busca de solidez defensiva e bola longa para os flancos. Em casa, o plano até pode ser usado. Mas vai decepcionar e contradizer a filosofia de se impor com o jogo de posse e dominação territorial.

Diogo Barbosa e mais um

Contratado por R$ 10 milhões, Diogo Barbosa pode fazer a estreia justamente contra o ex-time. E se jogar, o lateral esquerdo terá ao seu lado Everton, ex-São Paulo, e até Ferreira. A dupla terá a missão de agregar intensidade ao flanco. E se emplacar, tem grandes chances de seguir na formação, se tornando expediente fixo para aportar profundidade ao ataque — hoje dependente de Diego Souza.

Ânimo

Renato deu longa entrevista na sexta-feira. A coletiva virtual com cara de interrogatório foi proposta pelo Grêmio, com intuito de responder a onda de contestações recentes. O treinador espalhou a ideia de "o momento não é bom, mas também não é péssimo. É mais ou menos".

Internamente, o Grêmio espera pela reação do grupo ao discurso. Quer observar como atletas-chave do elenco se comportam diante do cenário atual. E a diretoria também está de olho no treinador e ídolo.

Além do ânimo, dos volantes e do lado esquerdo, o jogo do Brasileirão também servirá de laboratório para Victor Ferraz. O lateral direito volta após parada por nova lesão.