Topo

Imprensa elogia Coutinho: "Nada a ver com aquele que deixou o Barcelona"

Philippe Coutinho, do Barcelona, atuando em amistoso contra o Elche - Josep LAGO/AFP
Philippe Coutinho, do Barcelona, atuando em amistoso contra o Elche Imagem: Josep LAGO/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/09/2020 18h01

Philippe Coutinho foi eleito o melhor jogador em campo pelo Barcelona na vitória por 1 a 0 contra o Elche. O jogo valeu pelo Troféu Joan Gamper e ainda é uma partida preparatória para a temporada de La Liga, o campeonato espanhol, mas os elogios recebidos mostram que o brasileiro pode dar a volta por cima no Barça. Sua performance foi unanimidade para a imprensa espanhola. Coutinho foi um dos 23 convocados por Tite para as duas primeiras partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

"O Coutinho apagado e apático que ficou marcado no Barcelona de [antigo treinador, Ernesto] Valverde não tem nada a ver com aquele que voltou com Ronald Koeman. Aproveitou jogando pelo centro e com liberdade de movimento", escreveu o jornalista espanhol Jordi Gil ao diário catalão Sport, analisando o desempenho do brasileiro.

Neste retorno, Coutinho vem tendo a oportunidade de atuar numa parte mais central do campo, atrás de Messi, usado como "falso 9". A mudança de posição surtiu efeito no desempenho do meio campista, que mostrou boa química com o argentino. "Combinou muito bem com o atacante argentino. Se destacou com vários dribles e chutes. Aproveitou a chance. Foi o melhor do jogo", destacou o Marca.

Nas duas partidas anteriores, contra Gimnàstic e Girona, o brasileiro balançou as redes em ambas as oportunidades, além de anotar uma assistência. Diante do Elche, a partida de Coutinho foi marcada por excelentes passes verticais, ajudando a dar ritmo e velocidade ao ataque da equipe catalã. Com boas jogadas, Philippe conseguiu deixar os companheiros na cara do gol em algumas oportunidades, que acabaram sendo desperdiçadas.

Já o Mundo Deportivo valorizou também o empenho do meio campo também na fase defensiva: "Ofereceu uma versão muito melhorada da sua primeira passagem pelo Barcelona, com desempenho técnico de altíssimo nível, incluindo sacrifício defensivo", definiu o jornal.

A partida contra o Elche foi a última da pré temporada do Barcelona, que estreia pela La Liga no domingo, 27, contra o Villarreal. Será a primeira partida oficial de Ronald Koeman como comandante da equipe.