Topo

Por que Menino foi convocado? Tite cita até Daniel Alves para explicar

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

18/09/2020 16h00

Gabriel Menino foi a principal surpresa na lista de 23 nomes convocada por Tite hoje, para a estreia da seleção brasileira nas Eliminatórias em outubro. Apesar de já ter alguma experiência como lateral, Gabriel vem atuando no meio de campo pelo Palmeiras. Na entrevista coletiva realizada após a convocação, o comandante brasileiro explicou a decisão.

A escolha não passa por improviso, mas sim pela função que era exercida por Daniel Alves com a camisa da seleção. Como lateral, Dani sempre foi o que Tite chama de "lateral construtor" - ao invés de buscar ultrapassagens e chegadas em velocidade à linha de fundo, sempre gravitou em direção ao meio de campo, auxiliando no início da criação de jogadas.

"O Gabriel Menino, a função dele ele é um lateral "meio-campista", ele auxilia na articulaçaõ, podendo jogar na amplitude ou pouquinho mais aberto. Tem know-how, experiência e formação pra tal. Jogando no meio-campo ou não, são funções similares, usando o exemplo do Daniel Alves", afirmou.

O veterano lateral, hoje meio campista do São Paulo, sempre teve características diferentes dos seus concorrentes Danilo e Fagner, laterais mais tradicionais. Tite reconhece isso, e espera que Gabriel Menino possa se desenvolver em um sucessor para Dani.

"Nós buscamos uma série de informações importantes a respeito do Menino. Ele vem jogando no meio-campo, mas já foi utilizado também como lateral, teve sete jogos na posição. Ele teve na base a sua formação como lateral também. Nós temos um histórico que fez conduzir, esse acompanhamento em quatro jogos in loco e oito pela tv, essa condição de um talento que surge em uma posição importante. Em termos táticos, o Dani Alves fazia armação no São Paulo, também fazia na seleção. Serve para o Menino, sua função ofensiva vai ser de articulação na seleção, como é no Palmeiras".

O Brasil estreia nas Eliminatórias diante da Bolívia, no dia 9 de outubro. Quatro dias depois, em Lima, enfrentará o Peru.

Veja a lista completa dos convocados

GOLEIROS

Alisson - Liverpool (ING)
Santos - Athletico Paranaense
Weverton - Palmeiras

LATERAIS
Danilo - Juventus (ITA)
Gabriel Menino - Palmeiras
Alex Telles - Porto (POR)
Renan Lodi - Atlético de Madri (ESP)

ZAGUEIROS
Thiago Silva - Chelsea (ING)
Marquinhos - Paris Saint Germain (FRA)
Felipe - Atlético de Madri (ESP)
Rodrigo Caio - Flamengo

MEIAS
Casemiro - Real Madrid (ESP)
Fabinho - Liverpool (ING)
Bruno Guimarães - Lyon (FRA)
Douglas Luiz - Aston Villa (ING)
Philippe Coutinho - Barcelona (ESP)
Everton Ribeiro - Flamengo

ATACANTES
Gabriel Jesus - Manchester City (ING)
Rodrygo - Real Madrid (ESP)
Neymar - Paris Saint Germain (FRA)
Everton - Benfica (POR)
Roberto Firmino - Liverpool (ING)
Richarlison - Everton (ING)