Topo

Prefeitura anuncia público no Maracanã dia 4. Ferj e clubes esperam reunião

Rio projeta volta do público aos estádios em breve - RICARDO MORAES
Rio projeta volta do público aos estádios em breve Imagem: RICARDO MORAES

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

18/09/2020 17h31

A Prefeitura do Rio de Janeiro emitiu nota, na noite de hoje (18), apontando que o retorno do público aos estádios acontecerá no próximo dia 4, no duelo entre Flamengo x Athletico-PR, no Maracanã. Ainda de acordo com o órgão municipal, o estádio terá capacidade limitada a um terço da capacidade. Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e clubes, porém, ainda adotam cautela quanto ao assunto.

Segundo a prefeitura, será obrigatório o uso da máscara de proteção e aferição de temperatura na entrada dos estádios. Na próxima semana, haverá uma reunião dos clubes e Ferj com entidades públicas para que a pauta possa ser alinhada.

Marcelo Crivella, prefeito do Rio, fala sobre volta do público aos estádio

Na tarde de hoje, houve uma nova rodada de conversas. O novo cenário deve entrar em vigor a partir da confecção de um novo protocolo. O encontro reuniu representantes da Prefeitura do Rio, do Governo do Estado, do Governo Federal (Secretaria Nacional de Futebol), clubes, além de outros órgãos envolvidos na operação.

O Maracanã, que seria uma espécie de "estádio-piloto" para a implementação das novas regras no futebol brasileiro, foi representado pelo CEO Severiano Braga, interlocutor da dupla Fla-Flu.

Há, no entanto, a necessidade de uma costura com CBF para que o Rio de Janeiro largue na dianteira. Internamente, a entidade convive com a pressão contrária de alguns filiados para que a volta seja uniforme, visto que há quem aponte vantagem esportiva.

O Estado foi o primeiro a voltar com o seu campeonato local, o que causou muita controvérsia à época, especialmente pela presença de um hospital de campanha no Maracanã. A estrutura já está desativada no momento.

No dia 8 de setembro, o UOL Esporte já havia revelado a intenção pela retomada e noticiou o desejo de que o plano fosse concretizado ainda no mês passado, o que não aconteceu dada a dificuldade para a empreitada.

Veja nota da Prefeitura do Rio:

"Prefeitura anuncia medidas para retorno aos estádios

A Prefeitura do Rio anunciou o retorno das torcidas aos estádios a partir de 4 de outubro. A primeira partida com público será no Estádio do Maracanã, com lotação limitada a um terço da capacidade. Será obrigatório o uso da máscara de proteção e aferição de temperatura na entrada dos estádios. Para evitar aglomerações, a venda dos ingressos será pela internet".