Topo

Fluminense

Flu descarta 'medalhões', mas segue em busca de reposição para Evanílson

Fluminense de Odair Hellmann e Maurício Dulac busca centroavante no mercado da bola - Mailson Santana/Fluminense FC
Fluminense de Odair Hellmann e Maurício Dulac busca centroavante no mercado da bola Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/09/2020 04h00

O Fluminense está ativo no mercado da bola em busca de um camisa 9 para substituir Evanílson. Mas o clube descartou, por ora, medalhões. Já com Fred no elenco, a ideia é ter um jogador um pouco mais jovem para disputar a posição de centroavante no time de Odair Hellmann.

Diversos nomes foram discutidos pela comissão técnica e a cúpula de futebol nos últimos dias. A maioria deles por indicação do chefe do departamento de scout, Ricardo Correia. Apesar de bem avaliado pelos analistas, muitos destes, entretanto, não contam com a confiança de Odair e de seu auxiliar Maurício Dulac.

A limitação financeira, por outro lado, praticamente obriga que o clube busque novas alternativas em outros mercados. E tira qualquer interesse em nomes tarimbados que possuem altos vencimentos ou valor de mercado acima das possibilidades do Fluminense, como Alexandre Pato e Felipe Vizeu, que estão livres no mercado nacional, por exemplo.

As especulações não se restringem à posição de centroavante, mas também a nomes conhecidos como Thiago Neves, que não esteve no radar do Flu em nenhum momento na temporada.

Mercado sul-americano é opção

No início do ano, o Tricolor contratou dois jogadores de ataque após longa prospecção do departamento de futebol com diferentes estratégias.

No futebol do Peru, mais fraco esportiva e financeiramente, achou Fernando Pacheco, revelação do Sporting Cristal — um dos grandes clubes do país — e já um dos destaques da seleção olímpica. No Uruguai, tradicional celeiro de grandes jogadores, foi ao pequeno Racing para achar Michel Araújo, vencendo a disputa com os gigantes Peñarol e Nacional.

O Flu procura jogadores com características mais próximas às de Evanílson que às de Fred. De cara, nomes ventilados nas redes sociais, como Ignacio Ramírez (Liverpool-URU), chamaram a atenção. Mas não há interesse do Tricolor neste jogador, por ora. A avaliação interna é de que o jovem uruguaio de 23 anos, além de caro, oferece pouco além do poder de finalização, já que não é especialista no jogo aéreo ou um atacante veloz.

Fluminense