Topo

Palmeiras

Luan-Gómez ou Felipe Melo? Luxa vive dilema com dupla afinada no Palmeiras

Palmeiras teve grande atuação defensiva na Bolívia - Cesar Greco
Palmeiras teve grande atuação defensiva na Bolívia Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

18/09/2020 04h00

Vanderlei Luxemburgo deixou Felipe Melo nesta semana em São Paulo (SP) para tê-lo à disposição no jogo de domingo (20), contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Luan, porém, foi um dos destaques na vitória do Palmeiras sobre o Bolívar (BOL) na altitude de La Paz e provou ter grande sintonia com Gustavo Gómez. O técnico agora se aproxima da decisão entre o capitão ou a dupla afinada que brilhou na Copa Libertadores.

De acordo com dados do Sofa Score, site especializado em estatísticas, Luan e Gómez foram responsáveis por 21 dos 37 desarmes feitos pelo Verdão no estádio Hernando Siles. O paraguaio venceu todos os duelos, tanto pelo alto (quatro) quanto pelo chão (quatro), e o camisa 13 não ficou distante — levou a melhor em cinco dos oito duelos diante rival. Depois de não ir bem contra o Sport, tendo Vitor Hugo como parceiro de Luan, a atuação na Bolívia foi uma grande recuperação.

Enquanto Felipe tornou-se zagueiro em 2020, Luan e Gustavo Gómez possuem entrosamento antigo. Eles formaram a dupla de zaga campeã brasileira em 2018, e em 2019 atingiram a segunda maior sequência sem sofrer gols na história do clube: 1081 minutos, sem contar os acréscimos. Ao todo, são 48 partidas juntos — 30 vitórias, 13 empates, cinco derrotas e 22 gols sofridos.

Nesta temporada, a dupla escalada contra o Bolívar fez dez partidas: seis vitórias, quatro empates e cinco gols sofridos. Felipe Melo e Gustavo Gómez ainda é a zaga mais escalada por Luxemburgo: 14 jogos, com nove vitórias, quatro empates e uma derrota, tendo levado seis gols.

Depois da grande atuação defensiva em La Paz, o time recebeu folga ontem (17) e terá dois treinos para definir a escalação do duelo no fim de semana. Vanderlei Luxemburgo evitou dizer se faria mudanças para recolocar Felipe Melo, que não joga desde a final do Campeonato Paulista por conta de uma lesão na coxa esquerda.

"Vamos descansar do jogo, o Felipe já está recuperado e é o capitão da equipe. Não tenho 11 jogadores, tenho 29, 30 jogadores. Todos são importantes, a dupla de zaga [Luan e Gómez] jogou muito bem, usei o Vitor Hugo como terceiro zagueiro também. Temos um elenco com todos dentro do processo. Quem não está jogando entra e todos precisam sentir que estão dentro do trabalho. Não estou preocupado se o Felipe vai voltar, quem vai jogar", respondeu Luxemburgo, na quarta.

Palmeiras