Topo

OPINIÃO

Blogueiros: Flamengo ainda está de "luto" pela saída de Jesus? O que fazer?

Domenec Torrent comanda o Flamengo em jogo contra o Ceará pelo Brasileirão 2020 - Kely Pereira/AGIF
Domenec Torrent comanda o Flamengo em jogo contra o Ceará pelo Brasileirão 2020 Imagem: Kely Pereira/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

18/09/2020 13h48

Resumo da notícia

  • Colunistas dizem se Fla está de 'luto' por saída de Jesus e o que fazer
  • "Flamengo ainda se adapta ao estilo de Domènec", analisa Danilo Lavieri
  • "Insistir, porque o time é muito bom ao nível do mar", diz Juca Kfouri
  • Milton Neves: "Hoje, eu indicaria Tiago Nunes para o time da Gávea"

Depois de perder por 2 a 0 para o Ceará no último fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo de Domènec Torrent deu vexame na noite de ontem (17) e acabou goleado por 5 a 0 pelo Independiente del Valle, em Quito (ECU), pela Copa Libertadores.

Os resultados negativos reacenderam a discussão sobre o trabalho de Domènec. O Flamengo ainda está de 'luto' pela saída de Jorge Jesus? O que fazer neste momento? Fizemos essas perguntas aos colunistas do UOL Esporte. Confira as respostas:

ANDRÉ ROCHA

As informações são um pouco desencontradas. Já ouvi que Jesus percebeu que na volta do futebol o comprometimento dos jogadores não era o mesmo, por isso a vontade de sair mesmo com contrato renovado.

Também que os jogadores se sentiram traídos não só pela saída, mas também pelo silêncio do português até o anúncio oficial.

O certo é que o estilo de comando, dentro e fora de campo, era personalíssimo e os jogadores - humanos e, portanto, avessos às mudanças, especialmente quando o que tinham dava certo - não serão convencidos facilmente. Ainda mais se for sem resultados práticos.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

O Flamengo contratou um técnico que trabalha diferente do Jorge Jesus querendo que ele faça tudo exatamente como Jorge Jesus. O Flamengo de Domènec nem é aquele que já começava a empolgar no Brasileiro, nem o do fiasco da Libertadores. É um time em construção e a oscilação é normal num começo de trabalho, muito embora o jogo contra o Del Valle tenha fugido da curva.

Leia o blog Lei em Campo.

DANILO LAVIERI

O Flamengo ainda se adapta ao estilo de Dome. O principal erro do espanhol foi prometer não mexer na estrutura desde o início e fazer justamente o oposto, tentando alterar tudo em um time que estava dando certo. Uma mudança desse tamanho exige tempo, coisa que, insisto, o treinador não tem.

JUCA KFOURI

Insistir, porque o time é muito bom ao nível do mar.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

O time de Jesus não existe mais. Qualquer técnico daria sua cara, ou tentaria. Questão é: jogadores estão se adaptando? Seria difícil para qualquer técnico assumir depois do ótimo trabalho feito por Jesus. O Flamengo, hoje, é um time com elenco bom, mas comum. Dome pode até mudar isso.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MILTON NEVES

É difícil apontar quem foi "menos inteligente" nessa história toda. Se foi o Jorge Jesus, dando cano no galáctico Mengão para assumir essa bucha que se tornou o Benfica, ou se foi o Flamengo contratando o "Murtosa do Guardiola". Honestamente, não tem muito mais o que esperar. Já está provado que a aventura do catalão no futebol brasileiro foi um fiasco. Aí, a diretoria rubro-negra precisa deixar de lado essa crença de que só técnico estrangeiro presta. Hoje, eu indicaria Tiago Nunes para o time da Gávea. Lá, ele teria os maduros limões que não teve no Parque São Jorge para fazer uma deliciosa limonada. Ah, mas essa limonada só não pode ser Del Valle, certo?

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

O Flamengo sofre com o período de adaptação de seu novo técnico. Quem o escolheu deve mostrar a cara e explicar para a torcida porque confia no trabalho de Domènec. Internamente, o treinador precisa de ajuda técnica para encurtar essa fase na qual a irregularidade é natural. Anormal foi Jesus se adaptar tão rapidamente.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Não se trata de luto, mas de desorganização. A saída de Jesus criou um vácuo de poder e comando que nem a chegada de Domènec solucionou. Acostumado a ser um auxiliar, o catalão não demonstra ter pulso forte nem liderança suficientes para gerir um elenco de estrelas acostumadas a ganhar tudo. É muito complicada a situação rubro-negra, pois não há no mercado um substituto confiável. Miguel Angel Ramirez talvez seja uma opção. Mas ele aceitaria?

Leia o blog do Renato Maurício Prado.