Topo

Palmeiras

Bastidores do Palmeiras: Plano de Luxa 'previu' gol de Menino em La Paz

Gabriel Menino comemora o gol marcado pelo Palmeiras contra o Bolívar (BOL) - Cesar Greco
Gabriel Menino comemora o gol marcado pelo Palmeiras contra o Bolívar (BOL) Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

17/09/2020 12h00

Vanderlei Luxemburgo traçou um plano bastante específico para enfrentar o Bolívar (BOL) em La Paz, onde o Palmeiras encerrou um jejum de 37 anos sem vitórias brasileiras. Além da escolha de treinar um dia a mais na Bolívia, o técnico via em Gabriel Menino e Rony candidatos a definir em sua estratégia para o jogo da Libertadores.

Rony, por ser um dos jogadores mais rápidos do elenco e já ter atuado sob efeitos da altitude no Athletico, voltou a ser titular depois de quatro jogos. Já Menino chamou a atenção durante as atividades no campo do The Strongest, local em que o time fez sua preparação para o duelo com o Bolívar.

Um dos motivos para a ida a La Paz na madrugada de segunda foi ter mais tempo na cidade para: amenizar os incômodos físicos por estar a 3640 metros do nível do mar, e adaptar a equipe à velocidade da bola. Nos treinos, Luxemburgo trabalhou bastante os chutes de fora da área, para preparar Weverton e seus jogadores de linha.

E Gabriel Menino agradou à comissão técnica por ter uma boa finalização e confiança para arriscar. Ao definir o plano de jogo, foi conversado internamente de que o camisa 25 poderia tirar proveito da altitude, o que de fato ocorreu. Em um forte chute de longa distância, ele acertou o ângulo esquerdo do goleiro Rojas.

Menino assim se tornou o segundo jogador mais jovem a fazer gol pelo Palmeiras em Libertadores, com 19 anos, 11 meses, e 16 dias. O recordista ainda é Gabriel Jesus, com 18 anos, 10 meses e 13 dias, contra o River Plate (URU), em 2016.

Palmeiras