Topo

Internacional

Rival do Inter demitiu técnico brasileiro e perdeu goleador durante recesso

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/09/2020 04h00

O América de Cali que encara o Internacional na noite de hoje (16), às 19h15, no Beira-Rio, está bem diferente do que iniciou a Copa Libertadores. Durante a paralisação dos campeonatos devido à pandemia do novo coronavírus, o time sofreu bastante pela falta de renda dos jogos, demitiu treinador brasileiro e perdeu seu artilheiro.

A equipe era comandada por Alexandre Guimarães, que é naturalizado e comandou a seleção da Costa Rica na Copa do Mundo de 2014. Mas os impactos financeiros da crise ocasionada pela Covida-19 fizeram o América não ter condições de honrar com o contrato entre as partes. Por isso, optou pela saída do comandante durante a paralisação.

Em carta, Alexandre disse que deixou o clube com sentimento de dever cumprido e agradeceu o apoio dos torcedores.

Mas não foi apenas com o treinador que a crise financeira deixou estragos. O elenco colombiano perdeu dois jogadores importantes. O meia-atacante argentino Matías Pisano, que tem passagem pelo Cruzeiro, e o goleador da equipe até então, o atacante Michael Rangel, também não seguiram na equipe.

Durante a pandemia, a direção do América de Cali optou por dar aos torcedores opções para o ressarcimento do dinheiro pago com a compra de ingressos para os jogos. Os aficionados puderam optar entre doar o valor ao clube, retirar em produtos oficiais, permanecer com o valor para ingressos quando o público voltar a poder estar nos estádios ou receber a quantia de volta. Até mesmo os valores que já estavam em caixa foram, em partes, perdidos.

Volta aos treinos neste mês e apenas dois jogos

Os treinamentos coletivos do América de Cali voltaram a ocorrer apenas em setembro. Respeitando as regras de isolamento social na Colômbia, a equipe — agora do técnico Juan Real — retomou atividades no início deste mês e já disputou dois jogos. A Supercopa Colombiana colocou o Junior de Barranquilla como rival. Vitória por 2 a 1, no jogo de ida, e derrota no compromisso de volta por 2 a 0, deixando o título com o adversário.

O principal nome do time atualmente é Adrián Ramos. O colombiano de 34 anos tem vasta carreira na Europa. Teve ótimas temporadas no Hertha Berlim e no Borussia Dortmund, ambos da Alemanha. Disputou a Copa do Mundo de 2014 pela seleção do país, e estava no Granada, da Espanha, até o início de 2020, quando optou por voltar para o clube que lhe deu as primeiras oportunidades. Caso atue contra o Inter, Ramos fará seu oitavo jogo pelo América de Cali.

Internacional