Topo

Copa do Brasil - 2020

Botafogo x Vasco: onde assistir, escalações, o que esperar do jogo

Rhuan, do Botafogo, tenta passar pela marcação dos jogadores do Vasco - Vitor Silva/Botafogo
Rhuan, do Botafogo, tenta passar pela marcação dos jogadores do Vasco Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/09/2020 19h00

Botafogo e Vasco jogam hoje (17), no Nilton Santos, às 19h, pela partida de ida da quarta fase da Copa do Brasil.

Equilíbrio marcou último clássico

As equipes comandadas por Paulo Autuori e Ramon Menezes fizeram um clássico equilibrado no último domingo (13), pelo Campeonato Brasileiro. Em duelo em que ambos os times tiveram oportunidades, o Vasco venceu por 3 a 2.

O Botafogo deve ter o goleiro Gatito Fernandez novamente à disposição. Ele ficou fora dos dois últimos jogos do Alvinegro, contra Athletico-PR e Vasco, no Brasileiro, devido a uma lesão na coxa direita. Já o Cruz-Maltino, por sua vez, deve ter o volante Marcos Júnior na vaga do lesionado Andrey.

Onde assistir

A partida será transmitida pelo SporTV. Além disso, o Placar UOL acompanha em tempo real.

Prováveis escalações

Botafogo: Gatito Fernández; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luís; Rafael Forster; Honda, Caio Alexandre e Bruno Nazário; Kalou e Matheus Babi. Técnico: Paulo Autuori

Vasco: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Miranda, Leandro Castan e Henrique; Marcos Júnior (Bruno Gomes), Fellipe Bastos e Martín Benítez; Ribamar (Ygor Catatau ou Vinícius), Germán Cano e Talles Magno. Técnico: Ramon Menezes

Suspensos e liberados

No Botafogo, Gatito Fernández deve retornar após se recuperar de lesão na coxa direita.

Já no lado vascaíno, o goleiro Lucão e o atacante Guilherme Parede estão liberados após cumprirem os dez dias de isolamento por conta da Covid-19. O volante Bruno Gomes, que cumpriu suspensão na última rodada do Campeonato Brasileiro, fica à disposição do técnico Ramon Menezes.

Quem está no departamento médico

O Botafogo não deve contar com o atacante Luis Henrique, que se recupera de uma lesão no púbis, e com o lateral esquerdo Guilherme Santos, com uma lesão na coxa esquerda. O atacante Pedro Raul se tornou dúvida após voltar a acusar dores na coxa.

Pelo Vasco, os meias Andrey e Carlinhos, e o zagueiro Ricardo Graça, seguem fora se recuperando de problemas musculares. O atacante Vinícius é dúvida por conta de dores na panturrilha esquerda.

Arbitragem:

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)

Estratégia dos treinadores

O técnico Paulo Autuori deve contar com o retorno de Gatito e pode iniciar o jogo com Kalou entre os titulares. Há uma ideia de manter a evolução mostrada pela equipe no segundo tempo no clássico do último domingo, contra o próprio Vasco, mas com melhoras no sistema defensivo. Apesar de uma atuação abaixo do esperado no primeiro tempo, Kevin deve ser mantido na lateral direita.

Já no Vasco, Bruno Gomes, até então, era o favorito para ocupar a vaga de Andrey no meio de campo. Porém, Marcos Júnior fez uma boa partida na vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo e deve ser mantido.

A zaga não terá mistérios. Sem Ricardo Graça, o técnico Ramon Menezes escalará Miranda pelo setor direito para formar dupla com Leandro Castan. No ataque, a dúvida é entre Ribamar e Ygor Catatau, com uma leve vantagem para o primeiro. Vinícius, caso se recupere a tempo, também surge como uma opção de mais velocidade.