Topo

Neymar recebe apoio de famosos: nenhum racista pode apagar seu talento

Do UOL, em São Paulo

14/09/2020 08h18

O atacante Neymar recebeu apoio de amigos e famosos por meio de mensagens em redes sociais depois que acusou o zagueiro Álvaro Gonzáles de ato racista durante a derrota por 1 a 0 do PSG para o Olympique de Marselha, ontem, pelo Campeonato Francês.

O apresentador da TV Globo Luciano Huck disse que não existe racista que possa apagar o talento do jogador. Neymar alega que foi chamado de "macaco fdp" por Gonzáles.

"Neymar é orgulho do Brasil. Um dos melhores do mundo. Um cara especial. Não tem racista nesse mundo que possa apagar seu talento, irmão. E nem o de ninguém. Racismo é crime! E a cada dia eu tento aprender um pouco mais sobre como ser um aliado na luta antirrascista", escreveu Huck.

Já cantora Ludmilla escreveu um longo texto no Stories, relembrando que casos semelhantes infelizmente são comuns e precisam ser combatidos.

Ludmilla escreve mensagem de apoio a Neymar - Reprodução/Stories - Reprodução/Stories
Ludmilla escreve mensagem de apoio a Neymar
Imagem: Reprodução/Stories

"Pra branquitude não adianta se você é o melhor no que faz. Se é bem sucedido. Ainda assim eles olham primeiro para a sua cor. Também não importa se a gente tem a pele mais clara ou mais escura. Eles sempre sabem quem nós somos. E como nos ferir. Ontem comigo, hoje com Neymar, fora todas as pessoas que sofrem isso na pele todos os dias mas não tem visibilidade. Pessoas que morrem diariamente por causa do racismo. E eles vivem a vida de boa enquanto a gente sofre. Até quando? Racismo é crime! Fogo neles, Ney. 'Tamo junto' sempre, você é f..."", escreveu.

A apresentadora da TV Globo Fernanda Gentil também demonstrou indignação com o caso. "Pelo amor de Deus gente, 2020. Chega".

Em seu Stories, Neymar repostou diversas mensagens de apoios de amigos, como os jogadores Daniel Alves e Gabriel Jesus. "Estamos juntos, irmão, escreveu o jogador do City."

Acusação contra Alvaro Gonzáles

O caso aconteceu aos 5 minutos do primeiro tempo do jogo entre PSG e Olympique de Marselha. O atacante Ángel Di María foi atingido pelo zagueiro espanhol Álvaro González, do time marselhês, que foi advertido. Neymar então foi em direção aos dois para defender o companheiro de time.

Em vídeo, é possível ouvir Neymar dizer "racismo, não" duas vezes em espanhol ao adversário. No Twitter, o brasileiro disse que foi chamado de "macaco FDP" e questionou o VAR por não pegar o momento em que ele foi insultado pelo adversário.

"Único arrependimento que tenho é por não ter dado na cara desse babaca", afirmou o brasileiro.

O PSG perdeu o jogo por 1 a 0, e Neymar acabou expulso no fim da partida, após uma confusão generalizada em campo, quando agrediu justamente Álvaro González, pivô da confusão do primeiro tempo. Após o tumulto, outros quatro atletas também receberam o cartão vermelho da arbitragem.