Topo

Palmeiras

Danilo viveu dispensa aos 15 e brilhou em projeto social antes do Palmeiras

Danilo, durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol - Cesar Greco
Danilo, durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

13/09/2020 04h00

Último garoto a estrear e de contrato renovado nesta semana, Danilo chegou ao Palmeiras em 2018 e deu a volta por cima após ser dispensado pelo Bahia, aos 15 anos de idade. Depois de voltar a uma escolinha de futebol no seu bairro em Salvador (BA), o meio-campista chamou a atenção alviverde ao se destacar no Cajazeiras, equipe baiana que tem parceria com o projeto da Instituição Social Manassés.

Hoje aos 19 anos de idade, o volante canhoto ficou por oito anos nas categorias de base do Bahia. Entre seus 15 e 16 anos, foi comunicado de que não continuaria no clube. A saída foi voltar para a escolinha de futebol no seu bairro, Fazenda Coutos III, em Salvador, para manter vivo o sonho de se tornar um jogador de futebol.

O Instituto Social Manassés, que incentiva a prática de esportes e combate às drogas, tinha parceria com a escola de futebol e ajudou na ponte para que o garoto chegasse aos 16 anos ao Cajazeiras - antes, havia tido uma passagem, também, pelo Jacuipense. Foi então que Danilo entrou no radar do Palmeiras.

Vice-campeão da Série B do Campeonato Baiano, Danilo acabou captado para o time sub-17 do Verdão. Campeão paulista da categoria em seu primeiro ano, ele foi promovido ao sub-20 em 2019 e conquistou outro Estadual. Neste ano, foi titular na Copinha - além dos comentários pela semelhança física com Tchê Tchê, o volante teve bom desempenho, com um gol em cinco partidas.

Danilo chegou ao Verdão como meia e foi recuado. Por isso, chama atenção pela qualidade com a perna esquerda. Satisfeito com o que viu do garoto em treinos na Academia de Futebol, Vanderlei Luxemburgo deu a primeira chance no domingo passado, contra o Red Bull Bragantino. Ele foi comparado, inclusive, a Patrick de Paula, um dos garotos com maior prestígio no momento.

"O Danilo é um jogador com as mesmas características do Patrick. Sai para o jogo, dá dinâmica e também onde está ele joga. Se for no Maracanã, Pacaembu, Allianz... ele não quer saber, quer jogar. É mais um jovem com potencial", elogiou o técnico, há uma semana.

Ainda à espera de seu primeiro jogo como titular, Danilo será opção no banco hoje (13), contra o Sport, às 19h45, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Ele tem chance, inclusive, de ser relacionado para o próximo duelo na Copa Libertadores, já que entrou na lista de inscritos da competição, ontem (12).

Palmeiras