Topo

Palmeiras

Dérbi volta a ser motivo de alegria e fortalece Luxemburgo no Palmeiras

Jogadores do Palmeiras comemoram a vitória sobre o Corinthians - Cesar Greco
Jogadores do Palmeiras comemoram a vitória sobre o Corinthians Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

12/09/2020 04h00

Com um histórico recente ruim no Dérbi, o Palmeiras começou a virar a maré e conseguiu resultados importantes em pouco mais de um mês contra o Corinthians. Depois de conquistar o título paulista em cima do arquirrival, o Verdão venceu na quinta (10) o clássico pelo Campeonato Brasileiro, que decretou a queda do técnico Tiago Nunes.

O resultado gerou uma grande euforia na torcida e trouxe paz para Vanderlei Luxemburgo. Cobrado inicialmente para conquistar o Estadual e depois para fazer a equipe jogar melhor, o técnico levantou a taça e viu sua equipe apresentar um bom futebol no triunfo na Neo Química Arena.

O Verdão não vencia o rival durante os 90 minutos desde 2018. Levando em conta a gestão de Maurício Galiotte, iniciada em 2017, eram apenas duas vitórias em 12 Dérbis até a final do Estadual. Nos anos anteriores, o time havia conseguido resultados marcantes contra o Corinthians, como na semifinal do Paulistão de 2015 e no Estadual e no Brasileiro de 2016.

O título nesta temporada veio nos pênaltis, depois de dois empates, mas trouxe a sensação de dever cumprido na Academia de Futebol. Ainda assim, Luxemburgo recebia críticas pesadas da torcida nas redes sociais pela falta de desempenho no início do Brasileirão. Internamente, a diretoria mantinha confiança em seu trabalho.

A atuação na última quinta esteve entre as melhores na atual série de 13 jogos sem perder (sete vitórias e seis empates). Na quarta colocação e a quatro pontos do líder Internacional, ainda com um jogo a menos, o Palmeiras voltou a ter tranquilidade. Especialmente o técnico, que contestou bastante o nível das cornetas tão pouco tempo depois de vencer o Estadual.

"São críticas exageradas, tem muita coisa boa acontecendo no meio do caminho, é só querer parar para pensar. Esquece o jogar feio para vencer [o Paulista]. O ano é muito bom, tivemos duas participações em competições e vencemos as duas. Temos números importantes, só duas derrotas na temporada, o time com a melhor defesa da temporada. São várias coisas boas", defendeu-se Luxa.

As manifestações na internet já foram bem mais brandas pós-Dérbi. Torcedores foram, inclusive, recepcionar o ônibus da delegação com fogos de artifício, após o triunfo em Itaquera. O clube, em suas páginas oficiais, fez diversas provocações ao rival, em uma postura até incomum.

A falta de desempenho diante do maior rival vinha sendo uma pedra no sapato alviverde. Até por isso, a ideia de vencer a final "de qualquer jeito". Na quinta, já sem a pressão de uma decisão, o Palmeiras conseguiu o resultado e apresentou evolução. Há, portanto, um ambiente mais leve para a equipe, que na próxima semana volta a jogar a Copa Libertadores.

"O Corinthians é um jogo diferente, o jogador precisa entender isso. Tem de viver com a intensidade que permite. É jogar o momento, esquecer o que ficou para trás. 'Ah, [o Corinthians] tem a vantagem de 2018'. Já ficou para trás e passamos, ganhamos nós agora", comentou Luxemburgo.

Palmeiras