Topo

Fluminense

Odair evita culpar atletas por erros em derrota: "Responsabilidade é minha"

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/09/2020 00h22

Odair Hellmann concedeu entrevista coletiva após a derrota do Fluminense para o Flamengo, o terceiro jogo sem vitória de sua equipe. Apesar das claras falhas individuais na partida, o treinador evitou individualizar e procurar culpados, chamando para si a responsabilidade pelos insucessos.

"As falhas são coletivas. Tudo o que precisar ser corrigido individualmente, farei internamente, com trabalho, conversa e cobrança. Os erros foram coletivos, e a responsabilidade maior é do treinador. O futebol é um jogo de erros. Temos que corrigir o máximo desses erros para ter os detalhes ao nosso favor, mas não individualizo erros. Eu sou o comandante, se alguém errou fui eu e os jogadores tentaram dar o seu melhor para conseguir a vitória", opinou.

A irregularidade de sua equipe entre os dois tempos das últimas partidas também foi citada pelo técnico como um problema a ser corrigido para os próximos jogos. Sem vencer há três partidas, o Flu caiu para o 9º lugar do Campeonato Brasileiro, e pode terminar a rodada na parte de baixo da tabela.

"A gente precisa manter a regularidade entre os dois tempos já no próximo jogo. Contra o São Paulo fizemos dois tempos distintos, contra o Atlético-GO também, em função de jogar com um a menos. Isso gera facilidade ao adversário, principalmente quando saímos atrás do placar. É difícil tomar gol no começo do jogo porque ainda estamos buscando movimentos para entrar na partida, e facilita para o adversário", destacou.

Odair viu evolução na equipe na segunda etapa, mas não o suficiente para buscar um resultado favorável. O treinador pediu mais concentração, capricho nas finalizações e prometeu trabalho para que isso aconteça já no domingo, às 16h, contra o Corinthians, no Maracanã.

"Mantivemos a organização, insistimos, mas fizemos o gol muito tarde para buscar o empate. Os detalhes têm ocorrido para o adversário. Da mesma forma que quando estamos vencendo não acho que está tudo certo, agora que tivemos duas derrotas é saber observar e tentar melhorar o que a gente pode sem treinamento. O que der para passar ao grupo para ter mais concentração nos detalhes e não dar oportunidade ao adversário vamos tentar. Precisamos reverter isso e amanhã já trabalhar para que isso aconteça no domingo", disse.

Após perder dois titulares importantes — Gilberto e Evanílson — em transferências no mercado da bola, Odair Hellmann admitiu a busca do Tricolor por reforços, mas vê um mercado retraído além das dificuldades financeiras do clube para contratar.

"Sobre contratações, e as coisas sempre foram claras pelo presidente e por mim, todos sabem da dificuldade que o Fluminense tem, na reconstrução financeira que o clube precisa ter. Isso afeta tudo. A gente conversa isso todos os dias, mas não falo publicamente. Temos sempre que estar abertos a boas oportunidades. O mercado interno não está fácil e o sul-americano fechado. Se surgir algo dentro das nossas possibilidades, certamente nós faremos. Temos que ter calma, ainda mais nesse ano que o uso do grupo será grande", contou.

Apesar da sequência ruim, Odair lembrou que o Fluminense enfrentou dois adversários difíceis — São Paulo e Flamengo, 3º e 2º colocados do Brasileirão — e que vinha bem até a expulsão de Hudson que gerou empate do Atlético-GO há três jogos. A análise será feita jogo a jogo, em que pese o pouco tempo para treinar.

"Jogamos com duas equipes muito fortes da competição, fizemos jogos parecidos, bons tempos, mas partidas irregulares. Precisamos ter mais regularidade de 90 minutos para que os detalhes nos favoreçam como fizemos nas partidas que vencemos. Amanhã sentaremos com todos para conversar, tem jogadores que terminam os jogos muito cansados, vamos ver para domingo quem são os jogadores em melhores condições para que a gente consiga voltar a vencer", finalizou.

Fluminense