Topo

Botafogo

Torcedor do Botafogo se passa por diretor e faz contatos por técnicos

Ivo Vieira, técnico do Vitória de Guimarães, foi um dos nomes procurados sem autorização do Botafogo - TF-Images/Getty Images
Ivo Vieira, técnico do Vitória de Guimarães, foi um dos nomes procurados sem autorização do Botafogo Imagem: TF-Images/Getty Images

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/09/2020 04h00

Um torcedor do Botafogo se passou por dirigente do clube e, nos últimos dias, procurou agências internacionais para fazer sondagens a alguns técnicos no exterior. A diretoria alvinegra nega qualquer relação com os contatos realizados.

A pessoa, que se identificou como Anderson Firmino Lopes, enviou e-mails a empresários que cuidam da carreira de treinadores de fora do país, como o brasileiro naturalizado costa-riquenho Alexandre Guimarães, que está no América de Cali, da Colômbia, e os portugueses Ricardo Sá Pinto e Ivo Vieira, que estão no Braga e Vitória de Guimarães, respectivamente.

Na mensagem à qual o UOL Esporte teve acesso, enviada por meio da conta "botafogocontatofutebol767@gmail.com", esse interlocutor se apresentava como "um dos diretores de futebol do Botafogo de Futebol e Regatas, do Brasil, mais precisamente da cidade do Rio de Janeiro" e afirmava que a cúpula estava "observando opções de técnico". Ele questionava ainda se o treinador tinha "a intenção de trabalhar no futebol brasileiro e qual a média salarial" esperaria receber.

O UOL Esporte procurou o Botafogo para saber se Anderson Firmino Lopes tem algum vínculo com o clube. O Alvinegro negou que tenha autorizado qualquer tipo de contato e indicou que vai acionar o departamento jurídico: "O Botafogo não reconhece Anderson Firmino Lopes como membro de sua diretoria. Apenas estão autorizados a negociar em nome do Clube os integrantes do Comitê Executivo de Futebol ou um representante formalmente habilitado, o que não é o caso em questão. O Departamento Jurídico foi acionado para tomar as medidas cabíveis".

A reportagem tentou contato diretamente com o torcedor, endereçando mensagem à conta do e-mail utilizada na comunicação com os empresários. Ele não respondeu, mas, por meio de uma rede social, afirmou ter ligação com o perfil "Scouting Botafoguense" no Twitter.

Na página, inclusive, ele divulgou a ideia e afirmou ter recebido resposta da agência que gerencia a carreira de Ivo Vieira. Ex-jogador, ele hoje dirige o Vitória de Guimarães, aos 44 anos, e construiu toda sua carreira como treinador no futebol português.

"Mano, eu tive uma ideia louca. Tô me passando como diretor de um clube e entrando em contato com agência de empresários de técnicos e jogadores por e-mail, fazendo 'sondagens; de valor salarial e se há interesse de atuar no Brasil. Não sei se vão responder", publicou o torcedor.

O internauta também chegou a pedir indicações aos seguidores para fazer novos contatos: "Três agências contatadas até o momento. Buscando informações de três treinadores. Vamos ver se vão responder. Aceito indicações de treinadores e jogadores para 'sondar'. Se eu gostar dos nomes, contato as agências", apontou, em outra postagem.

Publicando um print do e-mail enviado pelo UOL Esporte, ele apontou que um lado positivo é que a diretoria estaria ciente da existência dos técnicos sondados, mas, em tom de brincadeira, pediu ajuda aos seguidores caso tivesse problemas futuros.

"Lado positivo dessa história: parece que a diretoria agora sabe da existência dos técnicos citados. Pois a agência entrou em contato. Lado negativo: parece que pode dar m... Se eu for preso, conto com a vaquinha de vocês para a fiança".

Em algumas publicações, seguidores chegaram a alertar que o caso poderia ser visto como fraude.

Autuori diretor?

Técnico Paulo Autuori conversa com seus jogadore spela primeira vez na sala de imprensa do Botafogo - Vitor Silva/BFR - Vitor Silva/BFR
Imagem: Vitor Silva/BFR

Atual técnico do Botafogo, Paulo Autuori nunca escondeu que aceitou o convite para estar à beira do gramado por se tratar do Botafogo, clube com o qual tem vínculo histórico. Além de manter relação especial com alguns membros do Comitê de Futebol, como Carlos Augusto Montenegro.

Montenegro era o presidente do Alvinegro em 1995, quando o time foi campeão do Campeonato Brasileiro tendo Autuori como treinador.

Os últimos trabalhos de Autuori no Brasil foram em cargos de direção, como no Athletico-PR, Fluminense e Santos. Há a intenção de que ele possa assumir tal função também no Botafogo após o departamento de futebol se transformar em S/A.

Na apresentação, que aconteceu em meados de fevereiro, ele deixou claro que estava mudando o rumo da carreira.

"Abri mão daquilo que defini para a minha carreira no Brasil porque é o Botafogo e tenho que dar uma reciprocidade para o clube que tudo me proporcionou. Tudo o que eu sou no Brasil é devido à instituição, ao Botafogo. Contribuir para que possamos passar por algumas mudanças e transformações e dar meu contributo junto com o Espinosa", disse

À época Valdir Espinosa era gerente de futebol do Botafogo. Ele morreu no fim de fevereiro, aos 72 anos, após complicações devido a cirurgias no intestino.

Botafogo